Notícias UPF

IFCH promove III Seminário sobre Universidade e Formação Científica

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Jéssica França

O III Seminário sobre Universidade e Formação Científica (SUFC/2018), promovido pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Passo Fundo (IFCH/UPF), realizou conferências discutindo sobre a “Ética e a Ciência”, na noite de quarta-feira, 29 de agosto, no auditório do Centro de Educação em Tecnologia (CET). O objetivo do evento é oportunizar um momento de reflexão e debate sobre a ética e formação científica. 

A abertura do Seminário contou com a presença da diretora do IFCH, professora Dra. Patrícia da Silva Valério; da coordenadora do curso de Filosofia, professora Dra. Carina Tonieto; e do coordenador do evento, professor Dr. Andrei Luiz Lodea. Prestigiaram a conferência, estudantes, professores e a comunidade em geral. 

Para a diretora do IFCH, a discussão sobre ética e ciência é bastante necessária no momento atual. “Nesse momento em que avançam pesquisas sobre biologia, tecnologia e as interfaces entre as duas áreas tem produzido diálogos muitas vezes dissonantes sobre o sentido e o valor social do conhecimento produzido. A discussão por meio de um seminário como esse, contribui muito para compreensão da ciência e é uma oportunidade para reunir diferentes cursos em torno de um tema de interesse de toda a sociedade”, disse.

A primeira conferência da noite foi com o professor Dr. Darlei Dall’Agnol (UFSC), que falou sobre “Neurociência e neurotecnologias: desafios neurobioéticos”. “O evento é promovido pela área de ética da UPF e pelo curso de Filosofia e o objetivo é fomentar a discussão dentro da Universidade a respeito desses dois temas que são interdisciplinares e que tem uma importância bastante significativa na produção do conhecimento cientifico e na formação dos próprios profissionais”, destacou o coordenador do evento. 

O professor Dall’Agnol, apresentou alguns exemplos de desafios éticos em pesquisas realizadas com seres humanos. “Compreendendo como o cérebro funciona, a gente pode criar membros artificiais que possam ser controlados somente com a mente. Contudo, quando a gente vai conhecendo a mente, há uma discussão muitas vezes se não há uma invasão de privacidade”, observou. 

A segunda conferência da noite abordou o tema “Ética e regulação de pesquisas com animais humanos e não humanos”, e foi proferida pelo professor da UPF, Me. Sérgio Porto. 

III SUFC
O III Seminário sobre Universidade e Formação Científica (SUFC) seguiu com programação nesta quinta-feira, 30 de agosto. No período da tarde ocorreram as Comunicações e à noite duas conferências debatem a temática. O professor Dr. Ediovani Gaboardi (UFFS), aborda o tema “Ética na ciência”; e a professora Dra. Claudia Petry (UPF) apresenta a temática “Ética e sustentabilidade: Ousaremos desconhecer? Ousaremos nos omitir? ”.