Especialização em Linguagens, ensino e suas interfaces com a BNCC Especialização em Linguagens, ensino e suas interfaces com a BNCC


O curso na UPF

A especialização é ofertada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e visa à qualificação de professores/educadores da área das linguagens para o desenvolvimento de práticas de leitura e de escrita, considerando a BNCC, em uma perspectiva crítica. 

A proposta nasce da necessidade de se desenvolverem, nos espaços educacionais, novas abordagens de ensino de língua e literatura articuladas à diversidade de linguagens/semioses, de culturas, de mídias envolvidas nos processos de produção e recepção textual que permeiam as interações e práticas sociais. Essas novas abordagens requerem, também, novos olhares aos objetos do conhecimento, às metodologias de ensino e às formas de avaliação do aprendizado, considerando-se uma visão mais abrangente e articulada entre práticas de sala de aula e práticas sociais, como postula a BNCC. 

Nesse sentido, relacionado a trabalhos desenvolvidos nas diferentes linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Letras — Constituição e interpretação do texto e do discurso, Produção e recepção do texto literário, Leitura e formação do leitor — este curso propõe a articulação entre pesquisa, ensino e extensão, configurando-se como uma proposta de qualificação de professores em âmbito nacional, o que justifica a opção pelo formato de Ensino a Distância (EaD).

Objetivos da especialização

- Compreender o perfil de egresso que se configura na BNCC, articulado às concepções de ensino de língua e literatura postuladas no documento.

- Auxiliar no desenvolvimento de propostas práticas de ensino à luz de preceitos da BNCC.

- Aprofundar conceitos e noções sobre a formação do leitor considerando as realidades políticas, socioculturais e identitárias envolvidas em comunidades educadoras.

- Desenvolver práticas de ensino e aprendizagem de língua e literatura voltadas ao trabalho com a diversidade semiótica, cultural e tecnológica imbricadas nos processos de recepção e produção textual.

- Contribuir para a utilização de metodologias ativas no ensino, explorando atividades interdisciplinares e considerando novas formas de avaliação do aprendizado.

Público-alvo

• Professores que trabalham com linguagens, em especial egressos dos cursos de Letras e Pedagogia.

• Profissionais do ensino, com licenciatura;

• Interessados em ensino de língua e literatura, leitura e produção discursiva/textual, pesquisa nas linhas do PPGL, extensão em comunidades educadoras, metodologias ativas de ensino, projetos interdisciplinares.

Coordenação

Doutora Luciana Maria Crestani - lucianacrestani@upf.br

Doutora Marlete Sandra Diedrich - marlete@upf.br

Funcionamento

• Local: Campus I - Passo Fundo - Instituto De Filosofia E Ciências Humanas (IFCH)
• Aulas: O curso desenvolve suas atividades na modalidade Educação a Distância (EaD), pela plataforma Moodle. 
• Período: Período: 12 meses, de 14/11/2020 a 13/11/2021

Contato

Telefone: (54) 3316-8330 
E-mail: ifch@upf.br