Especialização em Ciências Sociais - 3ª ed. Especialização em Ciências Sociais - 3ª ed.

O curso de especialização em Ciências Sociais visa proporcionar instrumentais teóricos que ajudem na compreensão de processos que marcam a sociedade atual, qualificando a formação humana e analítica e contribuindo para o protagonismo social do pós-graduando.

A especialização em Ciências Sociais foi pensada para atender à exigência de aperfeiçoamento continuado de egressos da graduação, em especial das áreas das ciências humanas e sociais. É uma forma também de abrir espaços para lideranças sociais e políticas da comunidade, em especial as que estão envolvidas no campo sindical, nos movimentos sociais, nas associações de classe, etc.

Além disso, busca propiciar uma formação específica em Ciências Sociais para professores da rede pública e privada com graduação em outras áreas do conhecimento e que hoje estão lecionando sociologia para o ensino básico e inserir os pós-graduandos no espaço de pesquisa em Ciências Humanas e Sociais.

Objetivos da especialização

  • Proporcionar instrumentais teóricos que ajudem na compreensão de processos que marcam a sociedade atual, qualificando a formação humana e analítica e contribuindo para o protagonismo social.
  • Retomar o estudo de autores clássicos e contemporâneos do pensamento social para tentar compreender processos contemporâneos.
  • Apresentar ao pós-graduando as possibilidades metodológicas para o desenvolvimento de pesquisa social e na sua compreensão.
  • Contribuir para a análise das implicações sociais de dinâmicas presentes na sociedade, as quais se intensificaram nas últimas décadas, como é o caso das transformações do mundo do trabalho, do estabelecimento de novos paradigmas científicos e da presença crescente da tecnologia.
  • Propiciar uma formação específica para professores de sociologia da rede pública e privada oriundos de outras áreas.
  • Aproximar os clássicos da Ciência Política, auxiliando profissionais de mídia e comunicação, ampliando as bases analíticas da realidade política e social.
  • Inserir questões culturais, discutindo os clássicos da Antropologia, aproximando as diferenças culturais na realidade do pós-graduando.
  • Permitir interfaces com outros campos do conhecimento em torno de temas comuns, como é o caso do trabalho, das tecnologias, dos direitos, da economia criativa e solidária, da saúde, da educação e interculturalidade, dentre outros.

Público-alvo

O curso proposto oferece condições de inserção em seu quadro temático, alunos de vários campos do conhecimento em razão do campo das Ciências Sociais, tendo maior aproximação interdisciplinar com cursos como Filosofia, História, Psicologia, Geografia, Economia, Direito, Jornalismo, Pedagogia, Serviço Social e Administração.

Coordenação

Dra. Patricia Kezter

Funcionamento

Local: Campus I, Passo Fundo, IFCH, Prédio B4
Aulas: quinzenais, às sextas-feiras à noite e aos sábados pela manhã e tarde (o cronograma está sujeito a alterações, dependendo da agenda dos professores).

Contato

E-mail: ifchpos@upf.br
Telefone: (54) 3316-8330 | (54)8122-0878 - ramal: 8330