Especialização em Biologia computacional e exploração de dados Especialização em Biologia computacional e exploração de dados

O curso na UPF

A biologia computacional é uma área de estudo interdisciplinar aplicada nas fronteiras dos conhecimentos biológicos e com interface nas áreas de informática, cibernética e modelagem computacional. Assim, nessa área, são explorados os fatores responsáveis de doenças genéticas, o estudo da diversidade de microrganismos e a identificação de potenciais alvos farmacológicos através da análise e da integração dos dados oriundos das ciências ômicas (genômica, transcriptômica, proteômica e outras).

Nesse curso, os discentes serão introduzidos nas principais áreas da biologia molecular, computacional e bioinformática, a fim de estimular a pesquisa por meio de seus projetos interdisciplinares no estudo de problemas biológicos em diferentes escalas e níveis de complexidade biológica.

O curso na UPF conta com 88% do corpo docente formado por doutores na área do curso; disciplinas práticas em computadores em laboratório de informática; é voltado para área de inovação em Bioinformática; e proporciona o contato com profissionais de bioinformática em diferentes partes do país e do mundo através de videoconferência.

Os professores responsáveis pelas disciplinas têm experiência em pesquisa em diversos centros nacionais como: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade de Santa Maria, Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor, Hospital Israelita Albert Einstein e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; e internacionais: Universidad Autónoma de Barcelona; Barcelona Institute for Global Health; Universidad de León e The University of Rice, Houston. Também são especialistas nas áreas que abrangem o curso, além de possuir experiência docente comprovada. 

Objetivos da especialização

Proporcionar o contato com ferramentas computacionais úteis a profissionais para atuar em diversas áreas de estudo e pesquisa em bioinformática básica, biologia sistêmica e genômica computacional avançadas.
Resolver problemas biológicos complexos utilizando algoritmos e softwares.
Formar profissionais com amplo conhecimento para a aquisição, manipulação, organização e estruturação de dados biológicos. 

Público-alvo

Profissionais de nível superior oriundos de cursos nas áreas de ciências biológicas e da saúde e computação ou profissionais interessados na elaboração de estratégias bioinformáticas para entender fenômenos biológicos complexos, independentemente de ter experiência prévia em computação ou programação.

Coordenação

Dr. José Eduardo Vargas

INSCREVA-SE