Especialização em Análises Clínicas e Toxicológicas  - 4ª ed. Especialização em Análises Clínicas e Toxicológicas - 4ª ed.

O curso de especialização em Análises Clínicas e Toxicológicas leva em conta o amplo mercado de atuação de farmacêuticos e biomédicos na região e a necessidade de aperfeiçoamento profissional em virtude de novas técnicas e equipamentos de diagnóstico laboratorial. Proporciona a integração do corpo docente da instituição com a comunidade. Sua estrutura leva em consideração o fato de que o diagnóstico clínico das mais diversas doenças passa por alterações bioquímicas que afetam o metabolismo de forma variável de acordo com a gravidade e a extensão da patologia. Além disso, o diagnóstico laboratorial permite a identificação de alterações sutis do organismo, promovendo uma identificação precisa e precoce de diversas doenças. O curso ainda capacita profissionais para a realização de exames laboratoriais com mais acurácia e excelência, de modo a dominar as inovações tecnológicas advindas da automação e da informatização que análises clínicas exigem. A estrutura do curso foi elaborada considerando-se que a evolução e a complexidade de métodos diagnósticos apresentados nos últimos anos são demasiadamente amplas para serem contempladas na graduação, fazendo-se necessária a complementação desse conhecimento mediante um curso lato sensu em análises clínicas.

Objetivos da especialização

  • Capacitar os profissionais com conhecimento clínico, revisando e aprimorando o aprendizado dos princípios fisiopatológicos que envolvem o diagnóstico laboratorial.
  • Aprofundar o estudo dos métodos de diagnóstico laboratoriais para diversas doenças adquiridas, congênitas ou infecciosas correlacionando com a fisiopatologia.
  • Trabalhar com Bibliotecas Virtuais na área de diagnóstico laboratorial com vistas ao acesso a informações científicas e ferramentas que contribuam para o desempenho profissão.
  • Disponibilizar e capacitar a análise crítica dos alunos para análise de artigos científicos mediante validade epidemiológica, estatística e clínica.
  • Fundamentar a compreensão dos exames laboratoriais mediante estudo da fisiopatologia humana nos processos saúde-doença.
  • Capacitar profissionais no estudo da gestão de laboratórios mediante oferta de disciplinas de gestão de laboratório e de controle de qualidade.

Público-alvo

Profissionais que atuam em laboratórios de análises clínicas e toxicológicas
Graduados em Farmácia, Medicina, Biologia, Biomedicina.
Interessados em análises clínicas e toxicológicas

Coordenação

Dr. Luciano de Oliveira Siqueira

Funcionamento

Local: ICB, Campus I, Passo Fundo
Aulas: em regime quinzenal, às sextas-feiras e aos sábados pela manhã e à tarde (o cronograma está sujeito a alterações, dependendo da agenda dos professores)
Período: 18 meses

Contato

E-mail:icbpos@upf.br
Telefone: (54) 3316-8494