O Biotério está localizado no Campus I, prédio O8, ocupa uma área total de 512m2, com estrutura convencional (sanitariamente definida) dividida em área de criação e área de experimentação.
Constituído por quatro espaços distintos, com acessibilidades e condições ambientais diferentes, sendo que cada estrutura apresenta características relativas a sua especificidade, portanto, para usufruir dos benefícios e para o bom desenvolvimento das atividades, cabe a todos os usuários conhecer as características, normas e funcionamento dos equipamentos, bem como zelar pela estrutura.
Zona administrativa - área azul: O Biotério conta com a presença de um gestor administrativo, responsável pelo funcionamento geral do setor, com participação junto a CEUA-UPF. Composta por:
a. Sala da coordenação;
b. Sala do medico Veterinário e Auxiliares;
c. Copa;
d. Sanitários;
e. Depósito de insumos.
Zona de lavagens e armazenamento de materiais - área vermelha: Ampla área de lavagem e esterilização de materiais, garantindo a sanidade e o bem estar dos animais. Composta por:
a. Área de Lavagem - Zona de sujos;
Zona (área limpa) de animais e manipulação “Colônias” - área verde: Área destinada a criação e manutenção dos animais, possui sistema de acesso por área limpa – sendo restrito o acesso de pessoas não autorizadas – uso de vestimentas adequadas, controle nos sistemas de climatização, exaustão e luminosidade. Os animais são mantidos em estantes convencionais e/ou racks e estantes ventiladas. Composta por:
a. Vestiário / Zona de acesso limpo / entrada);
b. Depósito de materiais esterilizados;
c. Salas de criação;
d. Salas e ante-salas de experimentos;
Zona de animais e manipulação “Experimentação” - área amarela: Amplos laboratórios de experimentação para atender os mais diversos tipos de pesquisa e com um sistema de biossegurança nível 2, que visa manter os ambientes potencialmente nocivos, garantindo a segurança dos seus usuários e funcionários. Composta por:
a. Seis laboratórios de experimentação, sendo dois com ante-salas de procedimentos;
b. Sanitário;