Notícias UPF

Cursos livres: as novas tendências dentro do universo UPF

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Jéssica França

Instituição oferece opções de cursos rápidos sobre temas contemporâneos. Aulas da primeira edição dos Cursos Livres iniciaram nessa segunda-feira

Um universo de possibilidades é o que a Universidade de Passo Fundo (UPF) oferece, por meio dos cursos de graduação, pós-graduação e extensão, mas não é somente dessa forma que a Universidade atua. Na noite dessa segunda-feira, 1º de julho, a UPF deu início a um novo projeto:  os Cursos Livres. Nessa primeira edição, foram ofertadas 12 possibilidades de cursos rápidos sobre temas atuais que promovem uma nova abordagem a respeito de assuntos contemporâneos. A abertura e a recepção aos alunos ocorreram no Centro de Convivência, no Campus I UPF. 

Segundo a reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, a ideia dos Cursos Livres é inovadora, pois representa a oferta à comunidade de novas opções de conhecimento. “Estamos inaugurando outro formato de cursos, oportunizando que, independentemente de as pessoas terem – ou não – um curso superior, possam participar. Toda a comunidade pode participar, dentro de um portfólio bem amplo de universidade e de futuro que contempla temas que são relevantes para esse contexto.

Além disso, os Cursos Livres possibilitam que muita gente que não tem a possibilidade de viver a universidade passe essa semana conosco, conhecendo esse grande universo que é a nossa UPF. São cursos atraentes, criativos, dinâmicos e com temas que interessam a esse grande público”, destacou a reitora. 

Para o vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Dr. Rogerio da Silva, esse é um projeto que terá continuidade, sendo inclusive ampliado. “Essa é uma nova etapa que estamos iniciando, com o oferecimento de Cursos Livres que se inserem nas mais variadas áreas e que têm toda uma dinâmica diferente; são objetivos e rápidos e estão abertos tanto ao público interno quanto ao externo. Nesse primeiro momento, as turmas são aqui em Passo Fundo, mas vamos abrir para os demais campi da UPF, para as cidades da região que tiverem interesse”, explicou Silva.

De acordo com o coordenador do projeto, professor Dr. Ivan Dourado, os cursos foram desenvolvidos sob o olhar da tecnologia e de temas relacionados ao mercado atual. “A ideia é que a gente possa oferecer o que temos de melhor, de mais inovador, para que possamos oferecer cápsulas de conhecimento para os alunos, para que eles possam experimentar o que a gente tem de experiências didáticas, de inovação. Também, queremos mostrar que o papel da universidade é ser protagonista da discussão do futuro. Então, essa ação é para que a gente possa atrair alunos que gostariam de ter uma semana de imersão e que possam viver experiências para além do que a gente já oferece dentro dos cursos”, destacou.

O evento de abertura contou ainda com a participação do vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Dr. Antônio Thomé, e do vice-reitor Administrativo, Dr. Cristiano Cervi, além de estudantes, professores e funcionários da UPF. 

Oportunidade de atualização 
A professora de Matemática Maria Estela de Almeida contou que fez sua inscrição no curso Cultura Maker e engenharia criativa em busca de atualização profissional. “Fiquei sabendo do curso por uma colega de trabalho. Achei maravilhosa essa oferta, algo diferente e importante porque precisamos estar atualizados”, disse.

O estudante de Administração Fernando Belo dos Santos, de 21 anos, contou que mesmo não sendo aluno da UPF procurou o curso, com o objetivo de aprender coisas novas. “Minha namorada estuda na UPF e me avisou, aí fiz a inscrição no curso ‘Pensando por imagens: o cinema, a filosofia e a vida’. Fiquei meio em dúvida, porque tinham alguns cursos mais voltados para a minha área, mas como acho bem interessante a analise filosófica e também a interpretação do cinema em si, optei por esse curso para entender como é feita essa análise mais profunda”, contou. 

Confira a relação dos cursos ofertados:
- Inovação na veia: Spotify, Uber e Airbnb e a produção do futuro
- Direito, redes sociais e a política no Século XXI 
- Reforma psiquiátrica e saúde mental: afirmando o cuidado em liberdade em tempos de retrocessos 
- Vivências integrativas em saúde 
- Além da tela: ver e entender o cinema e séries de TV 
- Pensando por imagens: o cinema, a filosofia e a vida 
- Professores do futuro: interdisciplinaridade e didáticas para o século XXI 
- Emancipação feminina e mulheres do século XXI 
- Mundo Nerd, Ciências Humanas e Universo Marvel 
- Cultura Maker e engenharia criativa 
- Alquimia de percepção: educação de paladar e alimentos funcionais 
- A história da arquitetura através das séries Netflix