MBA Executivo em Agrofinanças e Gestão de Propriedades Rurais - 1ª ed. MBA Executivo em Agrofinanças e Gestão de Propriedades Rurais - 1ª ed.

A crise imobiliária americana deflagrada em 2008 segue impactando a economia global com diversos desdobramentos sobre os mais diversos setores da economia, com destaque para o agronegócio. O setor é impactado diretamente com a transição do foco das operações dos fundos de investimentos globais do mercado imobiliário para as commodities alimentares. A consequência, em um primeiro momento, é o incremento no volume de posições e operações no mercado de moedas, soja e milho por parte de fundos. Ainda, esse movimento acaba por deflagrar uma maior volatilidade nos preços das commodities. Nesse contexto, os profissionais que atuam nesses setores necessitam estar preparados para conduzir suas propriedades rurais e empresas de forma a tomarem suas decisões de maneira eficiente considerando todos esses elementos.

É diante da necessidade de adaptação da gestão das propriedades rurais e dos agentes relacionados ao agronegócio, ao novo cenário econômico, às ferramentas e às estratégias de mercado que se justifica o presente curso. Dessa forma, são alguns dos conteúdos exclusivos que serão abordados nas aulas através da aplicação de instrumentais financeiros: os novos instrumentos para financiamentos privados, as plataformas de seguro de preços e a criação de contratos específicos. Por fim, convém destacar que a economia brasileira – especialmente a do Rio Grande do Sul – apresenta sintomas de alteração de seu cenário influenciada pelos mercados mundiais. Nela, inclusive, encontra-se um elevado volume de empresas ligadas à comercialização de commodities alimentares que possuem estratégias operacionais em desacordo com o novo cenário global. Como resultado, acompanha-se um elevado número de empresas encerrando suas atividades. Logo, os profissionais qualificados e atualizados em Agrofinanças e Gestão de Propriedades Rurais estarão capacitados para reverter o cenário.

Objetivos da especialização

O MBA Executivo em Agrofinanças e Gestão de Propriedades Rurais tem como objetivo formar profissionais capacitados para aproximar o mercado financeiro do agronegócio e da gestão de propriedades rurais. Os profissionais especializados para enfrentarem o novo cenário de preços agrícolas estarão aptos a:

- discutir o novo cenário para a formação de preços agrícolas;
- otimizar a gestão de propriedades rurais;
- utilizar as ferramentas e práticas do mercado financeiro;
- refletir e desenhar estratégias de proteção para os preços agrícolas e de otimização dos ativos da propriedade rural;
- operacionalizar plataformas de negociação e softwares de análise de preços e gestão.

Público-alvo

Profissionais ligados ao agronegócio e ao setor financeiro: executivos, gestores, cooperados, vendedores, produtores rurais, empresários, graduados em Administração, Ciências Contábeis, Economia, Direito, Agronegócio, Engenharia de Alimentos, Agronomia, Veterinária e áreas afins.

Coordenação

Me. Tiago Dalla Corte
Dr. Julcemar Bruno Zilli

Funcionamento

Local: Feac, Campus I, Passo Fundo
Aulas: sextas à noite e aos sábados pela manhã e à tarde (o cronograma está sujeito a alterações, dependendo da agenda dos professores)
Período: 18 meses

Contato

Telefone: (54) 3316-8246
E-mail: feacpos@upf.br