MBA em Marketing e Gestão de Negócios – 5ª ed. MBA em Marketing e Gestão de Negócios – 5ª ed.

O curso na UPF

Num ambiente competitivo as empresas buscam profissionais com postura dinâmica e proativa quanto às estratégias e práticas da gestão organizacional. O Marketing, enquanto filosofia de orientação ao mercado e área estratégica, assume as relações que se estabelecem entre a organização e o mercado identificando oportunidades e ameaças no ambiente, e as relações entre a organização e o cliente (business to consumer e business to business), objetivando torná-las mais competitivas, eficientes e voltadas para o alcance de resultados e de relacionamentos de longo prazo. As organizações inseridas no mercado regional exigem e demandam que seus executivos busquem conhecimentos mercadológicos que lhes potencializem a capacidade de gestão dos negócios. A cidade de Passo Fundo é um polo industrial, de comércio e serviços, com inúmeras instituições de ensino, empresas do varejo, distribuidores de produtos e atacadistas, indústrias de diversos segmentos e prefeituras da região, por exemplo. Estas considerações trazem a oportunidade de oferta para um curso de marketing e gestão de negócios, que atinja qualquer profissional ou empresa. Portanto o eixo pedagógico abra o leque para a indústria, o comércio e os serviços, buscando atender a esta demanda que cada vez mais necessita do emprego de conhecimentos oferecidos pelo marketing e pela gestão de negócios para a profissionalização dessas atividades na busca de vantagens competitivas sustentáveis. É sob essa perspectiva, que se justifica a proposta que está estruturada em disciplinas que contemplam estratégias e táticas necessárias ao desenvolvimento da gestão de marketing, proporcionando ao gestor, um completo e profundo conhecimento sobre o assunto.

Objetivos da especialização

Capacitar empreendedores, executivos, representantes comerciais, assessores de empresas privadas e de instituições públicas, bem como profissionais liberais, que exercem ou pretendem exercer atividades de marketing em organizações (indústria, comércio e serviços), a gerenciar e tomar decisões de marketing aprimorando a gestão do negócio.

Objetivos Específicos

- Promover aos participantes a compreensão dos conceitos, estratégias e técnicas de marketing alicerçadas ao planejamento do negócio sob a perspectiva da orientação ao mercado;
- Qualificar os participantes com estratégias e técnicas de marketing habilitando-os aos desafios gerenciais que ocorrem no mercado competitivo;
- Instrumentalizar os alunos a desenvolverem planos estratégicos e operacionais de marketing, bem como a efetivá-los no ambiente organizacional;
- Instrumentalizar os alunos a desenvolver planos e estratégias para a gestão de empresas, bem como a efetivá-los no ambiente organizacional; 
- Oferecer aos participantes conhecimentos que sejam aplicáveis ao cotidiano do negócio, promovendo a troca contínua de experiências profissionais.

Público-alvo

Área de atuação: Profissionais graduados em Administração ou áreas afins, atuando ou que pretendem atuar na área de gestão de marketing, empreendedores, executivos, representantes comerciais, assessores de empresas e profissionais liberais que atuam ou pretendem atuar em empresas privadas e públicas que estejam buscando aprofundar conhecimentos no âmbito de marketing e gestão de negócios.

Graduação em: Administração, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Agronomia, e outras áreas onde os profissionais atuam diretamente na gestão de empresas.

Interesses: Gestão, marketing, negócios, vendas

Coordenação

Aline Mara Meurer - alinemeurer@upf.br
Daniel Rodrigues - danielr@upf.br

Funcionamento

• Local: Campus I Passo Fundo - Faculdade de Ciências Econômicas Administrativas e de Contabilidade
• Aulas: Quinzenal – sextas-feiras à noite e sábados pela manhã e tarde 
• Período: 18 meses 

Contato

E-mail: feacpos@upf.br
Telefone: (54) 3316-8240