Notícias UPF

Programa de Qualificação para Exportação é lançado na UPF

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Jéssica França

Núcleo instalado em Passo Fundo auxiliará cerca de 200 empresas de toda a região a entrarem no mercado da exportação

A Universidade de Passo Fundo (UPF) promoveu o lançamento do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), Núcleo Passo Fundo, que visa estimular a competitividade e promover uma cultura exportadora no Brasil, preparando empresas não exportadoras e iniciantes para atuar no comércio internacional. O evento ocorreu na noite de quinta-feira, dia 26 de setembro, no Centro de Eventos, Campus I da UPF, reunindo empresários, profissionais e acadêmicos da Universidade. 

A UPF assumiu o papel de protagonista para o desenvolvimento regional, sendo pioneira na região Norte do Rio Grande do Sul no incentivo à exportação. “ O convênio que a UPF assinou com a Peiex Brasil visa implantar um programa para capacitação de empresas para o mercado internacional. Pequenas, médias e grandes empresas que necessitam ou podem acessar o mercado da exportação para o mercado internacional poderão ter essa assessoria por meio do Peiex”, destacou o coordenador do Núcleo Peiex Passo Fundo, Marcos Alexandre Cittolin. 

A Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), por meio da UPF, é a executora local do Peiex e firmou um convênio de cooperação técnica e financeira com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O Peiex é oferecido pela Apex-Brasil para que empresas iniciem o processo de exportação de forma planejada e segura. O presidente da FUPF, Me. Luiz Fernando Pereira Neto, destacou a alegria da Universidade de integrar um projeto como o Peiex, que atua no fomento e na promoção do desenvolvimento regional.

O vice-reitor Administrativo da UPF, Dr. Cristiano Cervi, também falou sobre a alegria da Universidade por ter sido escolhida para ser gestora desse programa no norte do RS. “Faz parte do DNA da UPF participar do desenvolvimento regional das cidades e essa troca de conhecimento entre academia e mercado é muito importante para formação dos nossos estudantes”, disse Cervi. 

O analista de qualificação e competitividade da Apex Brasil Laudemir Müller explicou que esse é o quarto núcleo instalado no estado.  O trabalho também é desenvolvido em Porto Alegre, Caxias do Sul e São Leopoldo. “Esse é um programa inédito na região, e tem o objetivo de despertar a ideia da exportação, qualificar e preparar as empresas para que elas possam olhar para o mercado internacional com o apoio do Peiex”, afirmou. 

Programa visa atingir aproximadamente 200 empresas 
A metodologia do programa envolve desde a realização de diagnóstico das organizações até capacitações específicas relacionadas ao preparo para inserção no mercado externo. Além disso, há o levantamento de dados e informações que auxiliam as empresas a aumentar sua competitividade e a melhorar a atuação no comércio exterior. De acordo com Müller, o objetivo do núcleo instalado em Passo Fundo é de atingir aproximadamente 200 empresas e cerca de 100 cidades da toda a região. 

O Núcleo contará com 13 técnicos extensionistas que, por um período de até 24 meses, auxiliarão as empresas a iniciarem sua atuação no mercado internacional. “A Apex Brasil tem uma metodologia própria que engloba quatro etapas. A primeira é o diagnóstico, e, a partir disso, atua na análise do perfil e potencial exportador, avaliando se o produto precisa de algum ajuste.  Na sequência, temos efetivamente um plano de trabalho, no qual listamos as ferramentas técnicas e operacionais não só de mercado, mas também questões fiscais, o trabalho do despachante aduaneiro, questões de logística, de como faz para embarcar o produto, fazendo a leitura de mercado, do comportamento do consumidor e da cultura dos países”, explicou a monitora do Peiex e professora da UPF, Me. Mônica Da Pieve Antunes.

Conforme Mônica, a terceira etapa é mais demorada. Nessa fase, o técnico atua durante até 50 horas dentro da empresa no auxílio para exportação. O trabalho desenvolvido pela Peiex é gratuito, pois o programa recebe recursos do governo federal em razão da Apex integrar o Sistema S. 

Painel sobre qualificação
Após o lançamento do programa, o evento contou com o painel “Qualificação para exportação e agregação de valor às empresas do norte gaúcho”, com o professor da UPF, Dr. Marco Antonio Montoya Rodriguez; o gerente da BSBios, Ricardo Franzen Reckziegel; e o diretor executivo da Tecnotri Indústria de Plásticos Ltda (empresa atendida pelo Peiex), Clairton Bidtinger. O evento contou ainda com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico de Passo Fundo, Carlos Eduardo Lopes da Silva, além de demais lideranças da região. 

Também na quinta-feira, no período da tarde, no módulo II do Parque Científico e Tecnológico da UPF, ocorreu a primeira reunião do Comitê Consultivo do núcleo operacional do Peiex. O Comitê é um órgão de apoio que se reunirá semestralmente para acompanhar a execução dos trabalhos do núcleo e auxiliar na busca por soluções para possíveis desafios encontrados na execução.