Notícias UPF

Salas Temáticas debatem políticas públicas educacionais

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Camila Guedes

Segunda edição do ano ocorreu nesta quarta-feira, dia 22 de maio, com a participação de gestores e professores de escolas de Passo Fundo e da região

A Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo (Faed/UPF) realizou, nesta quarta-feira, dia 22 de maio, a segunda edição deste ano do projeto Salas Temática. Em seu quarto ano de realização, a atividade é promovida pelo Grupo de Pesquisa e Extensão e Políticas e Gestão da Educação (GPEPGE) e pelo Centro Regional de Educação (CRE) da Faed. O objetivo é o de promover a formação continuada de professores e gestores da educação básica da região de Passo Fundo que tenham interesse em políticas e gestão na educação. O encontro desta tarde ocorreu no auditório da Faed. 

Em 2019, o tema central das Salas Temáticas é “gestão participativa no trabalho pedagógico”, pensando na perspectiva de um trabalho integrado e participativo, envolvendo toda a comunidade escolar. Nesse segundo encontro, o Grupo discutiu os conceitos que envolvem a gestão participativa, entre eles os conceitos de políticas públicas educacionais, de gestão e de gestão democrática. “Vamos avançar no estudo do ciclo das políticas, como elas se configuram, quais são seus ciclos e de que forma a gente compreende, executa, monitora e avalia a política”, explicou uma das coordenadoras da atividade, professora Dra. Luciane Spanhol Bordignon. 

A tarde de formação foi articulada pelo GPEPGE de forma participativa, convidando as redes e as escolas a também pensar, dar seus depoimentos e compartilhar suas experiências e cotidianos. “Buscamos manter sempre muito diálogo com as redes e as escolas, no sentido de garantir uma interlocução da Universidade com essas instituições, e não para elas, até porque elas também abastecem a Universidade, principalmente a Faculdade de Educação. Tal contexto garante uma retroalimentação e a perspectiva de pensar os processos de formação inicial continuada que acontecem aqui na Faed”, completou a professora. 

Presente na atividade, a diretora da Faed, professora Dra. Adriana Dickel, ressaltou as Salas Temáticas como uma atividade que tem centralidade no projeto de articulação da Unidade com a educação básica. “Essas edições das Salas Temáticas são uma forma de nós trazermos um grupo específico que está nas escolas, que é responsável pela gestão dos trabalhos pedagógicos, para dentro da faculdade. E isso é uma atitude e uma postura que agrega valor àquilo que nós desejamos como faculdade, que é estabelecer esse diálogo contínuo, sistemático e consistente com as escolas”, pontuou.

“Precisamos de subsídios para qualificar cada vez mais nossas práticas”
Participante das Salas Temáticas desde 2017, Juliana Venzon, coordenadora da rede municipal de ensino do município de Camargo, considera a experiência muito positiva porque os encontros tratam de assuntos atuais e que fazem parte do dia a dia de gestores e professores. “Nós, enquanto educadores, profissionais da educação, temos que nos embasar muito. A gente precisa de suporte, precisa ter conhecimento e buscar constante atualização. Por isso, é importante a participação nas Salas Temáticas. Eu incentivo todo o meu quadro de professores e direções”, contou Juliana. 

Ainda de acordo com a coordenadora, as Salas Temáticas proporcionam não apenas o conhecimento teórico, com as leituras que são feitas, mas também o aprendizado por meio da socialização das diferentes experiências e vivências de outras escolas e outros municípios. “Acredito que precisamos desses subsídios para qualificar cada dia mais a nossa prática e poder proporcionar ao nosso aluno, que está na ponta do processo, um ensino de qualidade”, finalizou. 

Sobre as Salas Temáticas
Nas últimas três edições, mais de 2 mil professores participaram das Salas Temáticas.  Os encontros de formação são abertos para professores, coordenadores pedagógicos, diretores, secretários e assessores das Secretarias Municipais, equipes pedagógicas das Coordenadorias Regionais de Educação, acadêmicos e professores das licenciaturas e da pós-graduação, entre outros. As reuniões são mensais e a carga horária é de 40 horas. O próximo encontro ocorre no dia 26 de junho. Interessados em participar podem se inscrever ou obter mais informações pelo e-mail cre@upf.br ou pelo telefone (54) 3316-8296.