Notícias UPF

Integrando a Pedagogia e a Física

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Natália Fávero

Aula Integrada do curso de Pedagogia da UPF Soledade foi realizada na terça-feira, 3 de junho, no laboratório do curso de Física, do Campus I da Universidade de Passo Fundo (UPF). A atividade integra a disciplina de Fundamentos teórico-metodológicos do ensino de História e Geografia I, ministrada pela professora Dra. Eliara Levinski. A aula integrada também foi ministrada pelo professor do curso de Física, Me. Alvaro Becker da Rosa.

A atividade contribui para os alunos do quinto nível do curso de Pedagogia constituírem a sua prática pedagógica e realizarem o seu planejamento para atuarem com as crianças da educação infantil e de anos iniciais. “A disciplina de Fundamentos teórico-metodológicos do ensino de História e Geografia dialoga com conceitos da astronomia, nas questões espaciais, especialmente eclipses, fases da lua, orientação geográfica, estações do ano, entre outros. São contemplados conceitos que têm intersecção com a área de Física e se completam, e isso faz com que os futuros professores se apropriem de conceitos para fazer uma leitura e compreensão de mundo mais apuradas”, ressaltou Eliara.

Uma conversa sobre as questões do universo. “Essa ideia de unir as duas áreas já ocorre há mais de 30 anos na Universidade. Esporadicamente, o pessoal vem até o laboratório de Física para uma conversa informal sobre as questões de origem do universo, composição das estrelas, funcionamento do dia e da noite. A ideia é apresentar uma nova visão sobre o cosmo para esse pessoal que não é da área das exatas”, destacou o professor Becker da Rosa.

Esse aprendizado será repassado futuramente nas salas de aula da educação básica e anos iniciais, campo de atuação dos pedagogos. “É interessante porque saímos da teoria e aprendemos essas metodologias na prática. Sair a campo, como hoje, faz com que sejam construídas experiências que tornam o aprendizado mais significativo. E isso é muito importante porque vamos lidar com crianças, que estão sempre em busca de algo novo. São seres em formação”, comentou o acadêmico de Pedagogia Paulo Jardel Andres.