Notícias UPF

Conhecendo o universo Faed

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Natália Fávero

Funcionários, professores e direção da Unidade Acadêmica recepcionaram acadêmicas do curso de Pedagogia da UPF Carazinho

Acadêmicas do curso de Pedagogia da UPF Carazinho conheceram a estrutura física e organizacional da Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo (Faed/UPF), localizada no Campus I, em Passo Fundo. Além disso, juntamente com o nível III do curso, participaram de uma Sala Temática sobre Coordenação Pedagógica, na Brinquedoteca. A atividade ocorreu na noite de sexta-feira, 31 de maio.

A visita integrou as atividades da disciplina Experiência Pedagógica e é uma iniciativa de curricularização da extensão no ensino. “A atividade é no sentido de dialogar com a extensão com a graduação e com o projeto Grupo de Pesquisa e Extensão em Políticas e Gestão da Educação (GPEPGE). A disciplina Experiência Pedagógica tem como centralidade a discussão dos processos de gestão escolar, dentro desse propósito vamos conhecer como é organizado o sistema da Faed e teremos uma sala temática sobre coordenação pedagógica em diálogo com professoras da educação básica que são integrantes do GPEPGE”, explicou a professora do curso e coordenadora do GPEPGE, Dra. Eliara Levinski.

A diretora da Faed, professora Dra. Adriana Dickel, recepcionou as acadêmicas, explicou o funcionamento da Unidade Acadêmica e acompanhou a visita mostrando a estrutura da Faculdade e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), que conta com salas para estudo e de orientação, auditório, biblioteca, entre outros espaços de ensino e convivência. “Estamos muito felizes em receber as acadêmicas, apresentar a Faed e apresentar os serviços e atividades desempenhados aqui. Esse lugar também é de vocês”, declarou a diretora.

Integrantes do Diretório Acadêmico Santo Agostinho (DASA) também acompanharam a visita das acadêmicas. “Conhecerem a estrutura e a organização da Faculdade é uma atividade diferenciada na formação deles. Também colocamos o DA à disposição delas, mesmo que estejam em outro campi”, ressalta Leonardo Viecilli Debortoli.

Muitas integrantes da turma de Carazinho não conheciam a estrutura da Faed. As acadêmicas também agradeceram a recepção e ressaltaram a estrutura da Unidade. “É a primeira vez que a turma visita a Faed e é importante para saber o que temos a nossa disposição. Temos um material enriquecedor para nossa formação enquanto futuros professores. A Brinquedoteca é um espaço maravilhoso também. Queremos também aproveitar essas ideias para levar ao nosso campus”, comentou a acadêmica de Pedagogia, Renata Cristiane da Silva. 

Sala Temática na Brinquedoteca
O trabalho do coordenador pedagógico foi discutido na modalidade Sala Temática, com a presença de professoras da educação básica e integrantes do GPEPGE. O intuito foi promover a vivência de uma experiência em situação de gestão, seja na educação superior ou na educação básica. A atividade ocorreu na Brinquedoteca da Faed.