Notícias UPF

Acadêmicas de Pedagogia participam de palestra e oficina

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Divulgação

As acadêmicas do VI nível do curso de Pedagogia da Universidade de Passo Fundo (UPF) participaram de uma palestra com a ex-aluna do curso de Artes Visuais e professora da rede estadual de ensino Sheila Almeida. A atividade foi realizada na segunda-feira, dia 5 de novembro, por meio da disciplina de Fundamentos de Arte Educação. Sheila falou sobre o tema “A arte e o eixo norteador: práticas pedagógicas”, destacando a importância da empatia, da criatividade e da arte para o desenvolvimento de aulas interessantes, criativas e motivadoras.

Durante a palestra, a professora fez uma abordagem teórica explicando a arte como uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através dos tempos e que sempre representou uma forma de entender a si mesmo e ao mundo em que vive.  A arte e a cultura, em todos os seus aspectos, têm como objetivo fortalecer a identidade pessoal e social do indivíduo, bem como integrá-lo na comunidade. Sheila também apresentou autores contemporâneos como Ana Mae Barbosa, que entendem que “A arte na educação serve para possibilitar o acesso à cultura e para tornar as pessoas mais inteligentes”.

Após a palestra, a convidada realizou uma oficina de criação em que as acadêmicas tiveram a oportunidade de experimentar na prática uma vivência criadora utilizando materiais simples para criar formas diferenciadas. Cada uma criou um objeto de afeto.