Notícias UPF

Terceira edição do programa Jovem Parlamentar é realizada em Lagoa Vermelha

  • Por: Natalia Biazus. Edição: Assessoria de Imprensa UPF
  • Fotos: Natalia Biazus

Com 46 propostas, os 11 estudantes legislaram com desenvoltura durante a Sessão Parlamentar

A Sessão Ordinária da terceira edição do Programa Jovem Parlamentar, promovido pela Câmara de Vereadores de Lagoa Vermelha, foi realizada na segunda-feira, 21 de outubro. Onze estudantes lagoenses da UPF Lagoa Vermelha e da Escola Estadual e Polivalente ocuparam as cadeiras do Legislativo para participarem da jornada parlamentar e realizar o trabalho de um vereador na prática com validade jurídica. 

Na ocasião, os vereadores eleitos pelos lagoenses ocuparam as cadeiras da plateia e acompanharam toda a atividade. De início, os estudantes realizaram a assinatura do termo posse, receberam a diplomação pela participação no programa e elegeram a Mesa Diretora, que conduziu a Sessão, que foi presidida por Cleverson Gomes Alves, pela vice-presidente Eduarda Festa, e pelo secretário Huann Gomes Barreto.

No total, os Jovens Parlamentares propuseram 4 Projetos de Lei Legislativos, 19 Indicações, 13 Pedidos de Providência, 8 Pedidos de Informação e 2 Requerimentos Escritos nas mais diversas temáticas: educação, saúde, trânsito, mobilidade urbana, juventude, segurança pública, meio ambiente e infraestrutura.

A Sessão do Jovem Parlamentar tem validade jurídica, ou seja, tudo o que foi proposto e votado pelos estudantes seguirá em tramitação na Câmara de Vereadores. No momento dedicado às Explicações Pessoais, em que cada parlamentar tem até 10 minutos para se manifestar sobre assuntos de interesse em geral, os Jovens Parlamentares expuseram seus pontos de vista a respeito de assuntos diversos como homofobia, valorização da educação e o recente temporal de granizo, que atingiu Lagoa Vermelha.

Julia Pires Rodrigues Borges, acadêmica de Direito da UPF, agradeceu a Câmara e a Universidade pela oportunidade e comentou que gostaria que o Jovem Parlamentar também fosse realizado em sua cidade. “Esse projeto é de extrema importância para a nossa sociedade, porque ele nos faz ver como é a realidade de um Câmara de Vereadores e entender a importância desse setor para a sociedade. É muito fácil dizer que as pessoas não fazem nada quando a gente não enxerga a realidade. Eu sou de Sananduva, e gostaria de pedir que na minha cidade esse projeto também acontecesse”, destacou Julia.

O Jovem Parlamente Lucas Freitas da Mota, também acadêmico de Direito, comentou a experiência. “Uma experiência muito gratificante e significativa em todo o processo por conhecermos como acontece na nossa vida política. Até porque aprendemos ao longO da história que, quem não gosta de política é governado por quem gosta”, comentou o acadêmico, destacando ainda a importância do Programa na prática dos direitos e deveres do cidadão. “A promoção da cidadania é através da prática, e hoje a cidadania foi feita nesta Casa com o Jovem Parlamentar”, concluiu Mota.

Ao final da Sessão Plenária, a presidente da Câmara de Vereadores, vereadora Márcia do Carmo (PSB), falou sobre a novidade desta edição que proporcionou maior integração. “Neste ano tivemos uma inovação que, além da UPF, tivemos estudantes da escola Polivalente e Estadual. É isso que nós queremos, essa integração”, observou a vereadora, que parabenizou e elogiou os estudantes. “O que me chamou a atenção é que esse Jovem Parlamentar teve menos Pedidos de Providência, mas teve ideias grandiosas para a modificação do cenário da nossa sociedade. A fala de vocês faz com que a sociedade possa repensar a sua posição. Vocês são a esperança de um mundo mais justo, mais igualitário, mais humano, mais democrático, e nós queremos muito isso. Muito obrigada a todos vocês Jovens Parlamentares”, agradeceu a vereadora Márcia. 

O diretor da UPF Lagoa Vermelha, professor Me. Adriano Lourensi também esteve presente e destacou a importância do projeto para a formação dos estudantes. “O Jovem Parlamentar representa a inserção do que se ensina no cotidiano da universidade com a comunidade”, enfatizou o diretor. 

Confira o nome de todos participantes da terceira edição do Programa Jovem Parlamentar:

Eduarda Festa – Direito UPF/ Jovem Parlamentar
Esther Fernandes Pira – Direito UPF/ Assessora Parlamentar

Huann F. Gomes Barreto – Escola Estadual/ Jovem Parlamentar
Claudia Nunes Machado/ Assessora Parlamentar

Julia Pires Rodrigues Borges – Direito UPF/ Jovem Parlamentar
Karine Barbara Paloschi – Direito UPF/ Assessora Parlamentar
 
Adriano Ferreira Ferraz – Direito UPF/ Jovem Parlamentar
Henrique Ferreira Seben – Direito UPF/ Assessor Parlamentar
 
Amábile Gabriely Wegler de Souza – Escola Polivalente/ Jovem Parlamentar
Lucas Abraão Ruas – Escola Polivalente/ Assessor Parlamentar

Daiane Aparecida Borges Sozo – Pedagogia UPF/ Jovem Parlamentar
Larissa Santos da Luz – Pedagogia UPF/ Assessora Parlamentar

Lucas Freitas da Mota – Direito UPF/ Jovem Parlamentar
Pedro Ernesto Silvestrini Mellara – Direito UPF/ Assessor Parlamentar
 
Cleverson Gomes Alves – Direito UPF/ Jovem Parlamentar
Betania Mendes Ferri – Direito UPF/ Assessora Parlamentar
 
Letícia Cassol Debortoli – Pedagogia UPF/ Jovem Parlamentar
Caroline Rossoni da Costa e Souza – Pedagogia UPF/ Assessora Parlamentar
 
Elisson Pereira Pimentel – Administração UPF/ Jovem Parlamentar
Carla Luiza Silvestrini Pimentel – Direito UPF/ Assessora Parlamentar

Nathan da Silva Passos – Direito UPF/ Jovem Parlamentar
Thiago Sartor Carvalho – Direito UPF/ Assessor Parlamentar