Especialização em Atendimento Educacional Especializado – AEE Especialização em Atendimento Educacional Especializado – AEE

O curso na UPF

O Brasil apresentou, em 2019, 1.250.967 matrículas na Educação Básica, na modalidade de educação especial (art. 58 da LDB 9.394/1996), sendo 1.090.805 matrículas em classes comuns ou regulares. Quando examinados os dados das Sinopses Estatísticas da Educação Básica – em recorte de painel -, é possível indicar um encolhimento das matrículas gerais na educação básica, em contraposição a um aumento das matrículas na modalidade de educação especial. Assim, o aumento do número de alunos Público Alvo da Educação Especial (PAEE) acolhidos - em atenção ao Art. 4º, inciso III da LDB 9.394/1996 -, parece constituir uma tendência. Percebe-se, por um lado e como forte justificativa, que está aumentando o número de alunos Público Alvo da Educação Especial (PAEE) em atendimento nas escolas mas, por outro lado, também é perceptível o aumento de crianças e adolescentes que precisam de um apoio, acompanhamento, compreensão nos seus processos particulares de aprendizagem, que não são necessariamente PAEE, mas que demandam uma formação mais específica e preparada do professor da educação básica. Assim a especialização ora apresentada foi estruturada de maneira a dar conta, de forma mínima porém efetiva, de um dos maiores desafios colocados às escolas: o atendimento especializado em Salas de Recursos Multifuncionais em articulação com a sala de aula regular e com a perspectiva inclusiva.

Objetivos da especialização

Preparar recursos humanos para atendimento em Sala de Recursos Multifuncionais em escolas de educação básica e em espaços de atendimento educacional especializado (clínicas particulares e centros de atendimento educacional especializado).

Objetivos Específicos

a) Instrumentalizar o professor para trabalhar com atendimento educacional especializado em diferentes espaços, considerando uma prática pedagógica dialógica, relacional e inclusiva em diferentes instâncias (escolas, clínicas, famílias...);

b) Situar o Atendimento Educacional Especializado como uma dimensão formativa e colaborativa interdisciplinar, favorecendo processos de inclusão do aluno público-alvo da educação Especial na sociedade.

Público-alvo

Área Atuação: Sala de recursos multifuncionais (SRM); Espaços de atendimento educacional especializado (consultórios particulares, apoio pedagógico em escolas)
Graduação em: Licenciaturas em geral; bacharelados de áreas correlatas (psicologia, Serviço Social.)
Interesses: Educação Especial; Educação Inclusiva; Atendimento Educacional Especializado

Coordenação

Dra. Rosimar Serena Siqueira Esquinsani - rosimaresquinsani@upf.br

Funcionamento

• Local: Campus I - Passo Fundo Faculdade de Educação
• Aulas: Semanal – segundas, terças e quartas à noite 
• Período: 9 meses

Contato

E-mail: faedpos@upf.br
Telefone: (54) 3316-8295