Especialização em Adaptações Curriculares e Práticas Pedagógicas na Educação Inclusiva - 1ª edição Especialização em Adaptações Curriculares e Práticas Pedagógicas na Educação Inclusiva - 1ª edição

O curso propõe-se a organizar e a socializar conhecimentos sobre a educação inclusiva, de maneira a compreender a singularidade do fenômeno e colocar-se ante às disposições e aos desafios advindos dos contextos escolares, principalmente perante a escolarização regular – que envolve adaptações curriculares e práticas pedagógicas específicas.

Objetivos da especialização

  • Discutir elementos de uma prática pedagógica inclusiva em diferentes instâncias, tais como o planejamento e a organização dos planos individualizados.
  • Fortalecer compreensões acerca da inclusão como epistemologia de base para uma nova escola e construção de novos parâmetros de relações sociais, a iniciar pela educação.

Público-alvo

Professores licenciados, que atuem nas salas de aulas regulares na Educação Básica (educação infantil, ensino fundamental e médio); Professores licenciados, que atuem em Salas de Recursos Multifuncionais em escolas públicas ou privadas; Gestores de escolas de educação básica; Público em geral (esta especialização não é restritiva e não demanda formação anterior específica ou engajamento profissional pré-existente).

O curso tem o escopo de clientela aberto, pois deseja aproximar-se da comunidade educacional investida de problematizações relativas à educação inclusiva – em suas demandas práticas –, enriquecendo aprendizados inclusivos. Todavia, licenciados serão nosso público-alvo, pelo foco mais direcionado à sala de aula e ao cotidiano escolar.

Coordenação

Dra. Rosimar Serena Siqueira Esquinsani rosimaresquinsani@upf.br
Me. Maria Teresa Dal Moro Angoleri angoleri@upf.br

Funcionamento

Local: Campus I - Passo Fundo - Faculdade de Educação (Faed)
Aulas: semanais, às segundas, terças e quartas-feiras
Horário: Noite
Período: 16 meses

Contato

Telefone: 54-3316-8290
E-mail: faed@upf.br