Ensino

Moda com propósito: projeto do curso de Design de Moda da UPF confecciona produtos têxteis para entidades assistenciais

23/08/2021

09:36

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Iniciativa “Moda com Propósito: Costura Solidária” busca unir o aprendizado das aulas práticas com o novo conceito produtivo do mundo da moda

Com um viés sustentável, que conscientiza e traz reflexões sobre um novo conceito produtivo, o termo moda com propósito sustenta a ideia de que moda é o ato de se vestir, se proteger, gerar trabalho e renda, é necessidade básica e não um símbolo de status ou glamour. Desta forma, o curso de Design de Moda da Universidade de Passo Fundo (UPF), desenvolve, neste semestre, o projeto “Moda com Propósito: Costura Solidária”, que consiste na produção de peças têxteis que são necessidade em entidades assistenciais.

Serão confeccionadas cerca de 630 peças, entre roupas de cama, máscaras, jalecos
e peças de vestuário para entidades assistenciais

Os produtos estão sendo confeccionados pelos acadêmicos durante as aulas das disciplinas práticas de Laboratório de Criação; Modelagem; e Técnicas de Costura. A coordenadora do curso, professora Me. Dulcicléia Antunes, explica como a ideia da iniciativa surgiu. “Durante as atividades práticas do curso trabalhamos no Laboratório todo o processo de criação de produtos, como se fosse uma sequência de um produto normal de moda. Como as atividades práticas precisaram ser pausadas devido a pandemia, agora retornamos com essa ideia de ajudar as entidades que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social. Dividimos os acadêmicos em cinco grupos e cada um irá atender uma entidade”, conta.

A iniciativa, além de ajudar quem mais precisa, é uma forma de colocar em prática os conhecimentos obtidos durante as aulas, como é o caso da acadêmica do quarto nível de Design de Moda, Letícia Zuchi. “Me sinto muito bem em colaborar com as entidades. Acredito que o ser humano deve ser solidário com o próximo sempre que possível, e, além disso, estou colocando em prática os conhecimentos adquiridos na faculdade para me tornar uma profissional de sucesso no mundo da moda, que escolhi como minha profissão”, enfatiza.

A estudante Talita Cardoso, que também está no quarto semestre do curso, compactua deste mesmo pensamento e ainda destaca que retornou às aulas com muito mais energia para colocar em prática o que aprendeu no período de aulas remotas. “Com o projeto podemos ajudar o próximo por meio da moda e isso é incrível, fazer algo que tanto gostamos e que ainda irá beneficiar alguém. Após um ano e meio de atividades teóricas, agora voltei com mais energia do que antes para, finalmente, colocar o conhecimento teórico em prática”, afirma.

Ao todo, serão confeccionadas cerca de 630 peças, entre roupas de cama, máscaras, jalecos e peças de vestuário. As entidades beneficiadas são o Lar da Vovó, a Assistência Social Arquidiocesana Leão XIII, o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram), a Casa Vita e a Casa de Acolhimento Construindo Igualdade. O projeto conta com a parceria de empresas que doaram materiais como tecidos e elásticos para a confecção das peças. A entrega das peças produzidas está programada para o dia 24 de setembro, durante um seminário que será realizado pelo curso de Design de Moda.

 

INSCREVA-SE