Notícias UPF

UPF oferece várias formas de ingresso

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Divulgação

Vestibular de Verão e Ingresso Especial seguem com inscrições abertas

Além do Vestibular de Verão 2021, os interessados podem cursar uma graduação da Universidade de Passo Fundo (UPF) por meio do Ingresso Especial: Transferência, Reingresso, Reabertura de matrícula, Seleção simplificada e Disciplina isolada. As inscrições para o Vestibular seguem abertas até o dia 17 de fevereiro, já as inscrições para as modalidades do Ingresso Especial encerram um dia antes, em 16 de fevereiro. Inscreva-se em www.upf.br/ingresso.

Vestibular de Verão


As inscrições para 52 cursos de graduação, que renovaram os seus projetos pedagógicos para 2021, devem ser feitas aqui, mediante o pagamento de uma taxa no valor de R$ 30,00. Os candidatos podem escolher uma das duas opções de seleção: prova de redação on-line, a qualquer tempo, ou notas da redação do Enem de 2010 a 2019. 

Na modalidade do Enem, o candidato deve informar o ano de realização da prova correspondente à nota da redação, que será importada pela UPF do site oficial do INEP, a partir do CPF do candidato. 

Já as provas de redação on-line ocorrem por meio do site www.upf.br/ingresso, a qualquer tempo, até o dia 17 de fevereiro de 2021. Para essa modalidade, o candidato deverá dispor de computador com acesso à internet.

Conheça os cursos e os benefícios financeiros aqui

Ingresso Especial
 

Além do Vestibular, a UPF oferece outras cinco possibilidades de fazer parte da Instituição em 2021, por meio do Ingresso Especial. Os interessados podem ingressar em um curso de graduação da UPF por meio Transferência, Reingresso, Reabertura de matrícula e Seleção simplificada. Além disso, a Universidade também possibilita que os futuros acadêmicos possam conhecer sua área de atuação, antes de ingressar como aluno regular, por meio da modalidade de Disciplina isolada.

Saiba mais sobre cada uma das modalidades:

- Transferência
A Transferência por ser realizada para curso da UPF idêntico ou afim, feito por aluno de outra instituição de ensino superior autorizada ou reconhecida nos termos da legislação vigente do país. A transferência para o curso de Medicina é regida por edital próprio. O período de solicitação é até 16 de fevereiro 2021. Já o período de solicitação de Transferência com Prouni ocorre até 1º de fevereiro de 2021. Mais informações aqui.
 
- Reingresso
Trata-se da solicitação de matrícula feita por portador de diploma de curso superior. Mais informações aqui.
 
- Reabertura de matrícula
É destinado ao aluno UPF que está com o curso de graduação trancado e deseja retornar ao curso vinculado ou ingressar em outro curso em que haja vaga disponível nesta modalidade. Mais informações aqui.

- Seleção simplificada
É a solicitação de vaga permitida, exclusivamente, ao candidato que já tenha sido vinculado à graduação da UPF ou de outra Instituição de Ensino Superior (IES) e que esteja na condição de cancelado no ato, atestada pela devida comprovação documental. Esta modalidade está condicionada à análise da Universidade e não se aplica ao curso de Medicina. Mais informações aqui.
 
- Disciplina isolada
A UPF oferece disciplinas isoladas nos cursos de graduação em andamento. Podem se matricular, por meio desta modalidade, estudantes regulares de curso da UPF, de outra IES ou, ainda, pessoas com ensino médio concluído. A disciplina isolada não cria vínculo acadêmico com o curso. Para solicitação nessa modalidade é necessário ter, pelo menos, ensino médio concluído; haver disponibilidade de vaga na disciplina requerida e deferimento do coordenador do curso, considerando os aspectos pedagógicos a serem observados. Mais informações aqui.