Notícias UPF

Um olhar diferente para a recuperação dos apenados

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Divulgação

Acadêmicos do curso de Direito da UPF Lagoa Vermelha e Soledade estiveram em Barracão, no Paraná, para conhecer a APAC referência nacional

Com o intuito de aliar a teoria à prática acadêmica, um grupo de estudantes do curso de direito da Universidade de Passo Fundo (UPF) Lagoa Vermelha e Soledade, realizam no sábado (01) uma visita técnica guiada à cidade de Barracão, no Estado do Paraná. A atividade foi coordenada pela professora Me. Maura da Silva Leitzke. Na oportunidade, a equipe conheceu a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC).

Consideradas instituições com uma metodologia capaz de resgatar o fator humano de cada apenado, as APAC’s se espalham pelo país inteiro. De acordo com Maura, Passo Fundo é uma das cidades que, por meio de voluntários da sociedade civil, caminha a para a implantação de uma unidade. “O espaço abrigará um número significativo de detentos, visando reduzir consideravelmente a reincidência através do resgate da dignidade humana característica muito marcante dessa metodologia”, destacou a professora que também atua como secretária na equipe de instalação da APAC em Passo Fundo.

Na visita à APAC Barracão, considerada referência nacional, os acadêmicos puderam experimentar e conhecer essa metodologia inovadora. Rafaela de Carli, do IX nível de Lagoa Vermelha, pesquisa em seu trabalho de Conclusão de Curso a metodologia APAC como forma de diminuição da reincidência. Durante a atividade, ela fez questão de vivenciar seu objeto de pesquisa, e ficou impressionada com o que viu. A acadêmica ressaltou a importância de se oportunizar experiências como esta. 

A metodologia APAC foi objeto de estudo e discussão no Seminário Jurídico sobre o sistema prisional, realizado em outubro do ano passado, evento que contou com o apoio da Faculdade de Direito da UPF. O tema será pauta novamente na segunda edição do Seminário, prevista para o segundo semestre deste ano.