Notícias UPF

Direito UPF Casca promove exposição virtual sobre direitos dos povos indígenas

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Divulgação

A Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo (UPF), Campus Casca, promoveu, nessa segunda-feira, 19 de abril, uma exposição virtual referente as relações étnico-raciais, abordando os direitos dos povos indígenas. A exposição é resultado do trabalho dos acadêmicos do nível V, na disciplina de Direito Internacional Público, com a professora Me. Nadya Tonial. A movimentação ocorreu nas redes sociais dos acadêmicos, da Faculdade de Direito e da UPF Campus Casca.

A atividade envolveu o tema vinculado a transversalidade do ensino do Direito, tendo como base a Convenção da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre os direitos dos povos indígenas, o direito à cultura, a autodeterminação, a terra, dentre outros.

Para a professora, a atividade justifica-se pela relevância e atualidade do tema, uma vez que promove reflexão a respeito da efetivação dos direitos dos povos indígenas no âmbito nacional e, além disso, busca trazer ao debate o alto número de conflitos envolvendo os povos indígenas em questões fundiárias e de direitos humanos. “É importante a conscientização para um tratamento digno dos povos indígenas, no sentido de eliminar as violações aos direitos humanos e ajudar na luta contra a discriminação e a marginalização, em especial, nesse momento de pandemia da Covid-19”, frisa.