Notícias UPF

Faculdade de Direito promove exposição sobre o Dia Mundial de Conscientização do Autismo

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Divulgação

A Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo (FD/UPF), Campus Casca, promove, entre os dias 2 a 12 de abril, uma exposição envolvendo a Convenção internacional sobre os direitos das pessoas com deficiência, em especial abordando o tema do autismo. A temática é debatida em virtude do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, instituído no dia 2 de abril pela ONU.

A exposição sobre o espectro autista tem como tema “Compreender a diferença para efetivar a igualdade” e foi baseada na convenção dos direitos da pessoa com deficiência e realizada por meio de cartazes e audiovisuais, na disciplina de Direito Internacional Público, orientada pela professora Me. Nadya Tonial. 

A exposição ficará exposta no segundo piso do Campus Casca. De acordo com a professora Nadya, é muito importante debater a temática. “Justifica-se a necessidade de debater esse assunto, já que a Universidade tem a função de formar profissionais, mas, acima de tudo, formar cidadãos atentos às questões comunitárias. O objetivo também é de propiciar a leitura e reflexão sobre temas que transversalizam a formação jurídica”.

O acadêmico do nível V do curso de Direito, Leonardo Bonafé Gayeski, foi o responsável pela exposição, destacando que a campanha permitiu o estudo da convenção sobre os direitos da pessoa com deficiência, bem como a reflexão sobre o espectro autista. “A exposição também permitiu que esse conhecimento fosse ampliado para todas as turmas do Direito do Campus Casca, o que engrandece as experiências vividas no meio acadêmico”, pontuou o estudante.