A Faculdade

Depoimentos históricos

Em mais de 60 anos de história, a Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo (FD/UPF) contou com diversos professores que auxiliaram na construção e consolidação da Unidade. Hoje aposentados da docência ou distantes da sala aula, eles continuam atuando na área jurídica e, sempre que possível, mantêm o contato com o universo acadêmico. Este espaço é dedicado aos professores que já passaram pela Faculdade de Direito, grandes nomes da área que contribuíram e contribuem para que o conhecimento seja compartilhado e para que, desta forma, a sociedade seja mais justa.


José Carlos Carles de Souza

Egresso da UPF, ex-diretor da Faculdade de Direito e ex-reitor da UPF, o professor José Carlos Carles de Souza encontrou na Instituição o espaço para desenvolver suas duas paixões: o direito e à docência. Ele relata como foi o começo de sua trajetória, os desafios e as conquistas desse caminho.

Acessar matéria

Luiz Juarez de Azevedo

Com uma trajetória de mais de 40 anos junto à Faculdade de Direito da UPF, o ex-professor Luiz Juarez de Azevedo foi um grande incentivador do crescimento e da consolidação da Faculdade como um espaço de formação em constante transformação e evolução. Mesmo tendo deixado a Instituição em 2009, o advogado, titular do Cartório de Registros de Imóveis de Passo Fundo, guardar o carinho e as lembranças dos tempos vividos na Universidade.

Acessar matéria

Jorge Buaes Sobrinho

O professor Jorge Buaes Sobrinho iniciou sua vida na UPF como funcionário no setor administrativo. Depois de prestar vestibular e ingressar no curso de Direito, ele nunca mais saiu dessa área. Ao longo dos anos, foi presidente do Diretório Acadêmico e atuou na secretaria da Faculdade. Em 1967 iniciou a docência e conta como foi a sua caminhada na Instituição.

Ouvir áudio

Alberi Falkembach Ribeiro

Em 1957, quando a Universidade ainda era um sonho dentro do Consórcio Universitário, o professor Alberi Falkembach Ribeiro ingressou como estudante do curso de Direito. Formado em 1962 ele iniciou a carreira docente em 1964, onde permaneceu até 2009, consolidando 44 anos de atividades em sala de aula. Conheça um pouco mais da sua história.

Ouvir áudio