Ensino

Destaque na formação, qualificação e no desenvolvimento regional

27/10/2021

11:13

Por: Caroline Simor - Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Simor

Cursos de Agronomia e Medicina Veterinária foram homenageados na Câmara de Vereadores. Relevância regional foi destacada pelos proponentes

Os 60 anos do curso de Agronomia e os 25 anos do curso de Medicina Veterinária da UPF estiveram em pauta nessa terça-feira, 27. Em sessão solene da Câmara de Vereadores, os cursos receberam a homenagem proposta pela mesa diretora e aprovada por unanimidade pelos vereadores. Os impactos na formação, qualificação e o papel da faculdade no desenvolvimento local e regional foram destaques ressaltados pelos presentes. 

O presidente da Câmara, vereador Rafael Colussi, destacou a importância da UPF para Passo Fundo e ressaltou o trabalho dos professores e líderes que foram responsáveis pelos primeiros passos para a implementação do curso de Agronomia e, posteriormente, do curso de Medicina Veterinária da UPF. Ao lembrar que a proposição de homenagem teve aprovação unânime da Câmara, reforçou o valor que a Universidade tem na cidade e região.

Em função da pandemia, a solenidade contou com alguns convidados. Entre eles, professores da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, egressos e estudantes, além de amigos e familiares.

Ensino, pesquisa e extensão para desenvolver a região

Ao longo dos 60 anos, foram quase 3 mil engenheiros agrônomos e mais de 1400 médicos veterinários formados pela UPF. De acordo com o diretor da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAMV), professor Dr. Eraldo Zanella, o agronegócio responde por cerca de 25% do PIB brasileiro, empregando 1/3 da população ativa, além de ser responsável por quase tudo o que é exportado pelo Brasil. 

Zanella ressaltou o empenho do setor em manter as atividades mesmo diante da pandemia e, pontuou que na UPF, o trabalho também seguiu o mesmo esforço. O diretor destacou que todas as áreas necessitam de aperfeiçoamento constante para melhorar a produtividade e que o curso mudou a realidade do setor. “A chegada do curso de Agronomia começou a transformar campos de lavoura em campos mecanizados e tecnológicos. As dificuldades foram inúmeras no início da jornada, mas a necessidade de um ensino local e regional qualificado venceu e hoje estamos aqui. O nosso grande diferencial é a busca incessante pela qualidade no ensino, pesquisa e extensão, visualizado pelos mestrados e doutorados conquistados ao longo dos anos”, pontuou, citando ainda nomes que construíram a história do curso e da própria faculdade.

A coordenadora do curso de Medicina Veterinária, professora Dra. Laura Beatriz Rodrigues também integrou a mesa da sessão solene.

Presente no evento, a reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, parabenizou a todos que ajudaram a construir a história dos cursos e todos que ainda atuam para fazer deles referência nacional e internacional. Ela relatou que é um orgulho para a instituição contar com dois cursos que foram precursores da área do agronegócio em toda a região. “Juntos, somando esforços com o poder público e com a comunidade, chegamos até aqui. Comemorando hoje, com os que passaram e com aqueles que virão, na certeza de que tudo é feito com muito zelo, cuidado e com foco em sempre oferecer uma formação de qualidade. Além disso, todo o trabalho resulta no desenvolvimento não apenas dos cursos, mas também da cidade, da região, do Estado e do país. Seguimos com o nosso compromisso com um futuro desafiador, sempre ao lado da comunidade para fazer a diferença”, observou a reitora.
 

INSCREVA-SE