Notícias UPF

Publicidade Solidária: acadêmicos de PP apresentam projetos experimentais

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Divulgação

O curso de Publicidade e Propaganda (PP) da UPF realizou, na última quarta-feira, dia 11 de dezembro, a primeira edição do evento Publicidade Solidária: apresentação dos Projetos Experimentais de PP (PEXPP). Durante a manhã e à tarde, no auditório da Biblioteca Central, 32 alunos concluintes do curso, reunidos em cinco grupos, apresentaram relatos de experiências, eventos realizados e campanhas criadas para organizações e projetos sociais de Passo Fundo, Carazinho e Erechim.

Os PEXPPs apresentados foram os da Liga dos Heróis; do Lar das Crianças de Erechim; do Grupo de Socorristas Voluntários de Carazinho Anjos da Vida; do Projeto Goles de Afeto; e da Associação Cristã de Deficientes Físicos e Visuais de Passo Fundo. As campanhas foram avaliadas por dez professores da PP e de outros cursos da UPF, como Serviço Social, Psicologia e Design Gráfico, que contribuíram para uma discussão multidisciplinar, característica da atuação social do futuro profissional de publicidade e propaganda.

O evento foi coordenado pelos professores da disciplina: Ciro Eduardo Gusatti, Lisiane Caroline Rodrigues Hermes e Olmiro Cristiano Lara Schaeffer. O curso de Publicidade e Propaganda exige como requisito parcial para a obtenção do grau de bacharel, a aprovação no TCC de Projeto Experimental – Pesquisa, Planejamento e Criação. O aluno, em grupo, sob orientação dos professores da disciplina, conduz um trabalho de pesquisa, planejamento e criação experimental de uma campanha de comunicação aplicado a uma organização real. Em 2019, na perspectiva de curricularização da extensão, o Projeto Experimental passou a integrar o projeto de extensão Agência Célula – Comunicação Solidária. Passa também a integrar o Sistema Célula de Comunicação Solidária, que, como o nome anuncia, trata-se de uma visão sistêmica, processual, dialógica e permanente da extensão universitária.

Objetivo
A atividade foi criada com o objetivo de promover e compartilhar as práticas de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no Projeto Experimental de Publicidade e Propaganda da UPF, bem como  com o propósito de promover a cultura científica no curso, tanto na compreensão dos processos de sistematização, compartilhamento e apresentação de TCC quanto no que refere ao ato de inspirar os acadêmicos dos anos iniciais do curso para desenvolverem atividades de extensão. Além disso, propõe-se a promover o diálogo com outras áreas do conhecimento.

O PEXPP: prático, experimental e científico
O PEXPP integra múltiplos conhecimentos, habilidades e procedimentos técnicos da Comunicação Social e da Publicidade e Propaganda, desenvolvidos pelo aluno ao longo do curso, sistematizados em etapas de pesquisa, planejamento, criação e produção. Portanto, consiste em um projeto complexo e multidisciplinar no qual se destacam três desafios: a execução de todas suas etapas; a criação de sinergia entre os integrantes do grupo; e a manutenção de unidade. Trata-se, também, de um projeto científico experimental e, como tal, requer atenção quanto aos métodos e procedimento utilizados, a fim de garantir sua validade.

A banca avaliadora contou com a participação dos seguintes professores: Otávio José Klein, Juliane Borges, Cassiano Del Ré, Valmíria Balbinot, Cleber Nelson Dalbosco, Fabiana Beltrami, Dirce Teresinha Tatsch, Maria Goreti Betencourt, Cristina Fioreze, Thomas Germano Batesini.