Notícias UPF

Projeto Modos de Ver promove visita ao laboratório de Percussão da FAC

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Divulgação

Integrantes da Associação Passo-Fundense de Cegos (Apace), que participam do projeto Modos de Ver da Universidade de Passo Fundo (UPF), visitaram o laboratório de Percussão do curso de Música da Faculdade de Artes e Comunicação (FAC). Eles foram acompanhados pela coordenadora do projeto, professora do curso de Artes Visuais, Me. Margarida Pantaleão. A atividade ocorreu nesta sexta-feira, 5 de outubro.

Durante a visita, o professor Marcos Luiz Tolio recebeu os participantes e ofereceu a eles vários instrumentos de percussão para tocarem, e, a partir do toque e da manipulação, identificarem o equipamento. Apresentou ao grupo músicas que são consideradas clássicos da música popular no Brasil e convidou os participantes para cantar melodias e utilizar os instrumentos.

No encontro, eles conheceram um pouco do universo da música, e diversos instrumentos de percussão, uma novidade para a maioria deles.  Todos participaram ativamente e ficaram entusiasmados com a possibilidade de novas experiências e conhecimentos sobre a música. De acordo com a coordenadora do projeto, os participantes avaliaram as atividades desenvolvidas como prazerosa e interessante, e foi uma tarde repleta de música e alegria para todos. “Foi uma experiência diferenciada, muito gratificante para todos que compartilharam das experiências do professor com os instrumentos”, comentou Margarida.

O projeto Modos de Ver é desenvolvido desde 2011 e tem entre seus objetivos desenvolver experimentações sensório-perceptivas usando materiais plásticos como uma forma de inclusão.