Destaques

FAC Cine Fórum

O FAC Cine Fórum é um dos projetos desenvolvidos pela Faculdade de Artes e Comunicação que busca contribuir de modo significativo com a caminhada dos profissionais em formação. A partir de suas atividades, os alunos poderão desenvolver algumas das habilidades de leitura do texto audiovisual, identificando os elementos da linguagem cinematográfica e, apoiados nos conceitos tecidos pelo campo da cultura, da arte e da comunicação, compreender os fenômenos sociais que emergem a partir dessas narrativas.

Objetivos
 

  • Organizar um evento que possibilite instrumentalizar os alunos de Jornalismo, Publicidade, Artes, Design e Música para a leitura de textos audiovisuais, buscando desenvolver o senso crítico e compreender as nuances da vida social.
  • Organizar exibições públicas de filmes que representem aspectos da vida contemporânea no Brasil e no Mundo.
  • Debater esses textos a partir da análise realizada por professores das áreas de comunicação, arte, música e afins, assim como da leitura realizada pelos alunos envolvidos.
  • Reconhecer o cinema como um polo de informação e reflexão por meio do qual é possível compreender e rediscutir a realidade social engendrada.
  • Identificar elementos estéticos presentes na construção das narrativas cinematográficas propostas.

Como funciona
 

O projeto consiste na exibição de cinco filmes (longa-metragem), seguidos de debates. As obras cinematográficas são pré-selecionadas pelos colegiados dos cursos da Unidade (Jornalismo, Publicidade, Design, Artes e Música): um filme para cada curso. Além disso, também é de responsabilidade dos colegiados indicar a composição da respectiva mesa de debate, formada por um professor do curso e dois convidados (professores de outros cursos da UPF ou profissionais de fora de Instituição). Após a exibição e a análise inicial feita pelos debatedores, a discussão é aberta ao público presente, que pode encaminhar perguntas à mesa ou contribuir fazendo considerações acerca do filme apresentado.

Informações
 

Saiba mais sobre o projeto na Faculdade de Artes e Comunicação pelo telefone (54) 3316-8183.