Especialização em Música: Educação Musical e Atualidades Especialização em Música: Educação Musical e Atualidades

O curso na UPF

A educação musical estimula a produção do conhecimento, da cultura e do desenvolvimento humano com qualidade. Nesse sentido, por força do ordenamento jurídico pátrio, bem como da urgência de políticas públicas e sociais que invistam na educação das pessoas, sabe-se que o ensino de música no contexto escolar, redes públicas e privadas, é uma necessidade. Em um mundo de constante processo de mudanças, a formação continuada torna-se um desafio aos professores de música para educação básica, inclusive em espaços informais de ensino. Para tanto, cada vez mais torna-se essencial o aperfeiçoamento de competências e habilidades docentes no campo da educação musical. Estas devem estar coerentemente harmonizadas com os mais variados contextos da atualidade, diversidade e realidades sociais, nos planos políticos, econômicos e humanos. Nesse sentido, a formação de profissionais com tais requisitos é fundamental. Acredita-se que ainda existem no Brasil inúmeros espaços vazios que devem ser preenchidos por músicos, artistas e professores no âmbito da musicalização nesse processo de ensino-aprendizagem no âmbito educacional. Dessa forma, questões atuais relacionadas à didática musical, diversidade, apreciação musical, performance artística, internet, novas tecnologias, são pontos cruciais aos profissionais das artes. Todos esses apontamentos, mais cedo ou mais tarde, acabam por se entrelaçar na prática e vida profissional de qualquer músico, professor de música, de artes ou áreas afins no cenário da educação e atuação musical em projetos, palco, composição, arranjos e materiais didáticos.

Objetivos da especialização

Oportunizar a atualização, aperfeiçoamento e a formação continuada no âmbito da educação musical formal e informal.

Objetivos Específicos

- Desenvolver competências e habilidades relacionadas a questões de didática musical;
- Capacitar o pós-graduando para o uso de novas tecnologias em educação musical;
- Proporcionar um ambiente de pesquisa, de reflexões críticas e debates sobre temas atuais em música: apreciação musical, educação especial e inclusiva, diversidade cultural e linguagem musical;
- Conscientizar os acadêmicos sobre a importância da música para o desenvolvimento humano e para o aumento da qualidade de vida em sociedade;
- Abordar temas conexos ao educador musical e ao músico/artista, tais como interdisciplinaridade, internet e técnicas de marketing para professores.

Público-alvo

Área Atuação: O presente curso de Especialização em Música Lato Sensu tem como público alvo profissionais graduados com formação em Licenciatura em Música, Artes, Educação e áreas afins, bem como bacharéis que atuam como professores particulares de música, artes, educação e áreas correlatas e que também tenham interesse no aprofundamento de técnicas, pesquisa, recursos didáticos, atualidades em música, educação musical, internet e marketing para professores.

Graduação em: Música, Artes, Pedagogia, bem como as demais Licenciaturas ou Bacharelados em áreas afins.

Interesses: Música, Educação Musical, Atualidades em Música.

Coordenação

Me. Rui Carlos Dipp Junior - rjunior@upf.br

Funcionamento

• Local: Campus I - Passo Fundo Faculdade de Artes e Comunicação 
• Aulas: Semanal - sexta-feira à noite, sábados pela manhã e à tarde
• Período: 9 meses

 Contato

E-mail: facpos@upf.br
Telefone: (54) 3316-8183