Especialização em Design de Games Especialização em Design de Games

O curso na UPF

Com o avanço da tecnologia e de novos meios de interação, a área do Design de Jogos Digitais vem se destacando junto à indústria do entretenimento. Atualmente, tem-se a possibilidade do desenvolvimento de jogos que exploram técnicas de Computação e Design Gráfico de modo a acentuar a sensação de imersão por parte dos usuários em um mundo fictício, que possui suas próprias regras e desafios. Neste sentido, diferentes áreas de conhecimento contribuem para a formação multidisciplinar do profissional de jogos digitais, tais como Psicologia, Ciência da Computação, Design, Mídias Digitais entre outras. Estas têm papel fundamental na concepção de jogos juntamente com diferentes áreas do Design Gráfico, Design de Interação, Computação Gráfica, Inteligência artificial e Realidade Virtual/Aumentada. O curso de pós-graduação em Design de Jogos Digitais busca formar profissionais habilitados para projetar, desenvolver e gerenciar o desenvolvimento de jogos digitais. Para tanto, aborda os conceitos ligados às áreas de Tecnologia da Informação, Design e Comunicação, como diferentes estilos e narrativas de jogos; programação estruturada e orientada a objetos para jogos; desenvolvimento de jogos para diferentes plataformas (consoles, PCs, dispositivos móveis, etc); desenvolvimento de jogos multiplayer; diferentes tecnologias empregadas em game engines; modelagem de cenários e personagens; inteligência artificial voltada para o desenvolvimento de jogos; Experiência do usuário e Design de Interfaces; Gamificação; Teoria, história e psicologia dos jogos. Além desses conceitos, o egresso conhecerá e estará habilitado para atuar em diferentes áreas de aplicação de jogos digitais, seja para diversão, educação, saúde ou treinamento empresarial.

O curso procura promover no estudante a compreensão do mundo e da sociedade, capacitação no desenvolvimento de habilidades de trabalho em grupo e de escrita técnica e expressão oral.Com relação ao mercado regional de Jogos Digitais, segundo dados atualizados da Associação de Desenvolvedores de Jogos Digitais do Rio Grande do Sul (ADJOGOSRS), o faturamento do mercado gaúcho atingiu R$ 20 milhões, em 2017, num universo de cerca de 50 empresas atuam no ramo de jogos digitais, indicando 137% de crescimento no faturamento. Em 2017, 81 games foram desenvolvidos, sendo que, dentre os desenvolvedores, apenas 35% tem formação em jogos digitais. O Rio Grande do Sul possui a segunda maior concentração de empresas de games do Brasil, com um crescimento de 28% na geração de empregos na área em 2017.

O curso de Especialização em Design de Jogos Digitais é pioneiro na região norte do Rio Grande do Sul e busca participar do crescimento do mercado e abrir novas possibilidades para os estudantes de diversas áreas do Design Gráfico, bem como tecnologia, artes, ciências humanas e comunicação em geral.

Objetivos da especialização

Promover o desenvolvimento de competências nas áreas de metodologia, gestão de projetos, criatividade e conhecimentos práticos voltados para a formação de um profissional que atue na área de Design de Jogos Digitais e que seja, o mesmo tempo, inovador, empreendedor, reflexivo e humanista.

Objetivos Específicos

- Formar profissionais que aliem conhecimentos reflexivos e práticos em função do Design centrado no humano;
- Ser um curso pioneiro na região, buscando fortalecer o mercado de jogos digitais na região;
- Incentivar a criatividade e o empreendedorismo partindo de princípios básicos que permeiam os novos movimentos da economia criativa;
- Apresentar conteúdos com didática igualmente inovadora buscando a excelência no ensino;
- Oferecer uma formação tecnológica de ponta apresentando tendências e discutindo os caminhos da profissão;

Público-alvo

Área Atuação: Design de Jogos Digitais. Projetos multimídia. Design de interfaces interativas. Design instrucional para educação e empreendedorismo.

Graduação em: O curso é aberto para qualquer graduação, não estando restrito à áreas específicas, porém é desejável algum conhecimento em áreas como Design Gráfico, Artes Visuais, Publicidade e Propaganda, Ciência da Computação, Sistemas de Informação e áreas afins.

Interesses: Jogos Digitais, Design de Games, Cultura Geek, Desenvolvimento de Jogos, Programação, Concept Art, Character Design, Animação, Gamificação.

Coordenação

Me. Daniel Confortin - confortin@upf.br

Funcionamento

• Local: Campus I - Passo Fundo Faculdade de Artes e Comunicação e Instituto de Ciências Exatas e Geociências 
• Aulas: Quinzenal - sexta-feira à noite, sábados pela manhã e à tarde
• Período: 18 meses

Contato

E-mail: facpos@upf.br
Telefone: (54) 3316-8183