Especialização em Comunicação Digital Estratégica Especialização em Comunicação Digital Estratégica

O curso na UPF

O curso na UPF

A gestão da comunicação nas organizações demandam estratégias para gerir as relações que elas têm com o ambiente social e mercadológico para manter-se competitivo dentro do setor que atua.

Os meios digitais, com as redes sociais, têm crescido a cada dia, transformando o contexto social e mercadológico. A utilização de meios digitais como ferramenta de comunicação proporciona às empresas maior abrangência sobre o que ela quer comunicar, sejam propagandas, ações de vendas ou, mesmo, conhecer e se relacionar com o ambiente que está inserida. No entanto, para que a organização seja competitiva a comunicação e os seus meios digitais devem ser pensados e planejados estrategicamente.

Objetivos da especialização

Abrir uma gama de perspectivas e estratégias para trabalhar a Comunicação de forma estratégica nos meios digitais, reconhecendo suas características e seu contexto, oferecendo novas possibilidades às empresas e aos profissionais preparados para atuarem nesta área. Preparar profissionais, com visão ampliada para trabalhar os meios digitais nas organizações e capacitar profissionais que estão vivenciando o ambiente da convergência midiática, que mistura os suportes e as linguagens na construção de informação noticiosa e na construção e gerenciamento das marcas.

- Reconhecer a validade dos instrumentos de comunicação digital em termos estratégicos;
- Planejar processos de comunicação organizacional em ambiente digital baseado em dados provenientes de ações de digital intelligence e social media listening;
- Definir e reconhecer táticas que aumentem o efeito das mensagens (estratégia editorial) da comunicação em ambiente digital, analisando criticamente os elementos da gestão de marca;
- Compreender a relação do empreendedorismo com os meios digitais e suas nuances frente às necessidades do mercado do trabalho e renda;
- Abordar a produção de narrativas textuais e audiovisuais em hipermídia; a construção de conteúdos para redes sociais; e as interfaces gráficas e a infografia. Ainda, no intuito de capacitar produtores de conteúdo organizacional, serão discutidos os desafios da produção de conteúdo noticioso nesse ambiente; as ferramentas digitais ligadas à assessoria de imprensa e o gerenciamento de crises em mídias digitais.

Público-alvo

Profissionais da área de comunicação (jornalismo, relações públicas, publicidade, propaganda design gráfico) e marketing e profissionais egressos de cursos de graduação com foco em web ou em outras áreas, que tenham interesse em se desenvolver no campo das estratégias de comunicação em mídias digitais.

Graduação em: Comunicação Social - Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Design Gráfico. Administração, Marketing.

Interesses: Mídias Digitais; Comunicação Estratégica; Redes Sociais.

Coordenação

Dra. Bibiana de Paula Friderichs - bibiana@upf.br
Me. Nadja Maria Hartmann - nhartmann@upf.br

Funcionamento

• Local: Campus I - Passo Fundo Faculdade de Artes e Comunicação 
• Aulas: Quinzenal - sexta-feira à noite, sábados pela manhã e à tarde
• Período: 16 meses 

Contato

E-mail: facpos@upf.br
Telefone: (54) 3316-8183