Jornada

Jornadas Literárias oferecem curso de formação para agentes de leitura

26/04/2019

09:47

Por: Assessoria de Imprensa

Inscrições para o curso são gratuitas. Primeiro encontro será no dia 6 de maio

As inscrições para a 3ª edição do curso "A leitura multiplicada: a formação do agente de leitura” estão abertas. Os agentes de leitura são os responsáveis por mobilizar e planejar a leitura literária nas escolas para a 17ª Jornada e a 9ª Jornadinha Nacional de Literatura, que ocorrem no final de setembro, em Passo Fundo/RS. O curso é direcionado para os professores da rede pública e particular de ensino de Passo Fundo e região. As inscrições são gratuitas e o primeiro encontro ocorre no dia 6 de maio.

Os agentes têm um papel fundamental nas Jornadas Literárias. Eles atuam como multiplicadores de leitura nas escolas durante as ações da Pré-Jornada e da Pré-Jornadinha, que é o período de leitura e análise das obras dos autores que participarão da Jornada e Jornadinha. Os agentes serão formados nas ações da Jornada e, posteriormente, certificados, em um processo permanente de fortalecimento das ações de leitura. 

Os encontros serão ministrados pelos coordenadores das Jornadas Literárias, professores Dra. Fabiane Verardi e Dr. Miguel Rettenmaier. Entre os temas, estão “Estações de Leitura: livros e autores” e “A comunidade e a formação do leitor literário e do usuário de múltiplas textualidades”.

O curso será de 40h e ocorrerá nas modalidades presencial e on-line, com difusão e aplicação de materiais produzidos pela organização das Jornadas Literárias nas demandas dos agentes de leitura. As inscrições devem ser realizadas aqui.

Sobre a Jornada
A 17ª Jornada Nacional de Literatura e a 9ª Jornadinha Nacional de Literatura, promovidas pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e pela Prefeitura de Passo Fundo, ocorrem entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro de 2019, no Portal das Linguagens, Campus I da UPF.