Jornada

Governador do RS demonstra apoio à Jornada Nacional de Literatura

27/03/2019

16:21

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

Encontro foi realizado na tarde desta quarta-feira, 27 de março, no gabinete do governador, no Palácio Piratini, em Porto Alegre/RS

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e o secretário de Educação do estado, Faisal Karam, receberam uma comitiva das Jornadas Literárias de Passo Fundo, nesta quarta-feira, 27 de março, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. O motivo do encontro foi a busca de apoio para a realização da 17ª Jornada Nacional de Literatura e da 9ª Jornadinha, que deverão ocorrer de 30 de setembro a 4 de outubro de 2019, promovidas conjuntamente pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e pela Prefeitura de Passo Fundo.



A reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, e o prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, participaram do encontro, juntamente com os coordenadores das Jornadas Literárias, professores Dra. Fabiane Verardi e Dr. Miguel Rettenmaier, com a diretora do campus UPF Carazinho e presidente do Corede Produção, Munira Awad, assessores do prefeito, além dos deputados estadual Mateus Wesp e Gilberto Capoani, do presidente da Câmara de Vereadores de Passo Fundo, Fernando Rigon, e do ex-deputado federal Beto Albuquerque, entre outros representantes de deputados.

O governador enfatizou a importância das Jornadas Literárias para o estado, se colocando à disposição para fazer as mediações necessárias com a Secretaria de Educação e outros órgãos estatais para aportar recursos para a Jornada, que é uma das maiores manifestações literárias da América Latina. “O governador foi muito receptivo, disse que incentivará a realização da Jornada, salientando que a reconhece como projeto importante para o estado. Ele se comprometeu em manter as parcerias da última edição com a Secretaria de Educação e Coordenadorias Regionais de Educação para viabilizar o projeto Jornalendo; bem como com o Instituto Estadual do Livro (IEL), para o 15º Concurso Nacional de Contos Josué Guimarães”, revelou a reitora da UPF, informando ainda que o governador colocou o Palácio Piratini à disposição para o lançamento da movimentação literária e que ele sinalizou seu desejo de estar presente na abertura da Jornada.