Jornada

Vencedor do Prêmio Sesc de Literatura conversa com agentes de leitura da Jornada

23/03/2018

18:27

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

Passo Fundo recebeu, na tarde de sexta-feira, dia 23 de março, o escritor João Meirelles Filho, vencedor do Prêmio Sesc de Literatura de 2017, na categoria contos. A Jornada Nacional de Literatura e o Sesc promoveram o encontro entre o autor e os agentes de leitura da Jornada e também com a comunidade em geral. A atividade ocorreu no Teatro do Sesc.

Meirelles é autor da obra “O abridor de letras”, que lhe rendeu o Prêmio Sesc de Literatura em 2017. Durante o encontro em Passo Fundo, Meirelles Filho falou sobre o tema “O abridor de letras: palavras, saberes e comunidade”, relatando também um pouco sobre os seus 35 anos como ativista socioambiental. 

Nos últimos vinte anos, Meirelles trabalha no Instituto Peabiru, organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) que atua no campo dos direitos sociais e ambientais. Nascido em São Paulo, dedica sua vida à Amazônia e, em especial, a Belém, no Pará, onde reside. “Sempre quis vir para Passo Fundo conhecer essas pessoas tão importantes para os escritores que são os mediadores de leitura da Jornada Nacional de Literatura. É um exemplo único no Brasil. Meu livro é de contos sobre o universo ribeirinho, amazônico. Trata das mudanças climáticas, inundações, enchentes. Vou repassar um pouco dessa minha experiência como ativista socioambiental há 35 anos”, destacou o escritor.

Os agentes de leitura são professores voluntários, responsáveis pela mobilização e pelo planejamento da leitura das obras em cada escola durante as ações da Pré-Jornada e da Pré-Jornadinha. “Trazer o João para conversar com os agentes de leitura é muito importante. Os agentes foram essenciais na realização da Jornada de 2017 e são nossos parceiros em 2018, quando vamos realizar as estações de leitura. A Jornada é uma movimentação permanente”, destacou uma das coordenadoras das Jornadas Literárias, Fabiane Verardi Burlamaque.

Os agentes possibilitam durante a Jornada a adesão maciça de alunos, pais, professores, educadores, em um processo que fez dos jovens leitores e dos formadores de leitores protagonistas no projeto de promoção da arte e da literatura, em um coletivo consciente e cidadão.  “Estamos concluindo a formação dos agentes de leitura 2017, depois de todo o trabalho feito na Jornada e o Meirelles é uma espécie de um presente para todos nós. Ele é um escritor que interfere na realidade, em mudar as coisas, por meio de duas linhas de trabalho: uma literatura muito bem trabalhada e premiada e quase quatro décadas dedicadas ao ativismo em função das causas ambientais e sociais”, ressaltou o também coordenador das Jornadas Literária, Miguel Rettenmaier.

A vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Bernadete Maria Dalmolin, também enfatizou a importância do encontro com o autor e enfatizou que a Jornada é uma movimentação permanente. “As atividades da Jornada continuam. Mantemos o compromisso de desenvolver ações ao longo do ano, articulando os nossos parceiros, que são as escolas, os escritores, os leitores, o Sesc, entre outras instituições. Hoje estamos aliando mais uma atividade extremamente importante trazendo este escritor com trajetória belíssima tanto no sentido literário quanto no sentido de experiência de vida”, salientou Bernadete.

Para a coordenadora técnica de Literatura e Biblioteca do Sesc, Aline de Medeiros, o encontro em Passo Fundo é um momento de o autor premiado divulgar a sua obra e também de mostrar para o público como esse Prêmio Sesc de Literatura é democrático e aberto a todos.