Jornada

Passo Fundo inicia a formação de agentes de leitura

22/06/2018

17:21

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes e Lucas Santos

Formação faz parte do projeto Caminhos e estações: leitores e autores, iniciativa das Jornadas Literárias, que incluirá também a realização das Estações de Leitura e encontros com os autores

Professores das redes estadual e municipal de ensino de Passo Fundo tiveram, na tarde desta sexta-feira, dia 22 de junho, a primeira tarde de formação do curso de extensão “A leitura multiplicada: a formação do agente de leitura”. A iniciativa integra o projeto Caminhos e estações: leitores e autores, desenvolvido pelas Jornadas Literárias da Universidade de Passo Fundo (UPF). A atividade foi realizada no auditório do Centro de Educação Tecnológica (CET), no Campus I da UPF. O curso é ministrado pelos professores coordenadores das Jornadas Literárias, Fabiane Verardi Burlamaque e Miguel Rettenmaier. 

Nesse primeiro encontro, foram trabalhadas três questões: a formação de leitores na sua relação com a literatura infantil e juvenil, a leitura vinculada à tecnologia, e a leitura vinculada à comunidade. O primeiro módulo também já foi realizado nos municípios de Marau e Lagoa Vermelha que, neste ano, também farão parte do projeto. Ao todo, cerca de 110 professores estão participando da formação nos três municípios. 

Ao dar início às atividades, Rettenmaier destacou a importância dos agentes de leitura na realização das Jornadas Literárias em 2017. “Hoje, o que eu posso dizer é que, a meu ver, a Jornada só aconteceu em 2017 com tamanho sucesso fundamentalmente pela participação dos professores. Sem eles, não aconteceria Jornada. Não fossem os professores mobilizando os alunos em Estações de Leitura, não fossem os professores utilizando os cadernos de atividades e o aplicativo, não fossem os professores engajados, não aconteceria Jornada e isso para nós foi uma surpresa muito feliz”, disse. 

Para a professora Fabiane, os agentes de leitura são parceiros da Jornada. “São quem efetivamente torna a experiência das Estações de Leitura muito bem sucedida. Eles exercem o papel fundamental enquanto mediadores de leitura. Assim, cumprimos o papel humanizador da literatura, mantendo seu lugar especial na escola”, completou.

Estações de Leitura e encontro com escritores
“Caminhos e estações: leitores e autores” faz parte do projeto Jornada em Movimento, iniciativa que tem o objetivo de dar continuidade às atividades realizadas pelas Jornadas Literárias no ano passado com foco na formação permanente de leitores. 

Em 2018, o projeto será desenvolvido em Passo Fundo e nos municípios de Marau e Lagoa Vermelha, em três momentos. Além da formação dos agentes de leitura, haverá um segundo momento do projeto em que acontecem as Estações de Leitura. Seguindo um formato semelhante ao do ano passado, as Estações serão o momento em que alunos e professores compartilham suas produções e percepções acerca das obras literárias trabalhadas. 

Já estão confirmadas as datas e os locais das Estações em Marau e em Passo Fundo. Marau recebe a ação no dia 30 de junho, na Escola Afonso Volpato. Em Passo Fundo, a atividade ocorre no dia 20 de julho, na Escola Padre José de Anchieta, e no dia 26 de outubro, na Escola São Luiz Gonzaga.

O terceiro momento do projeto será o encontro com os autores César Obeid, Antonio Schimeneck e Anna Lee. Esse encontro será realizado também nos três municípios em dois momentos: um no primeiro semestre, nos dias 2 (Lagoa Vermelha), 3 (Marau) e 4 de julho (Passo Fundo), e outro no segundo semestre, nos dias 28 (Passo Fundo), 29 (Lagoa Vermelha) e 30 de novembro (Marau).

Professores de Passo Fundo interessados em ser agentes de leitura ainda podem realizar sua inscrição até o dia 30 de junho. A inscrição, assim como o curso, é gratuita e pode ser feita pelo site upf.br/agenda, no link Inscrições para Eventos.

Caderno de Atividades 
Professores já inscritos podem acessar o “Caderno de Atividades” com a proposição de práticas leitoras das obras dos autores indicados para essa edição do projeto disponível no site das Jornadas Literárias, no link Caminhos e estações: leitores e autores.

Neste primeiro semestre, alunos e professores trabalharão as obras dos escritores César Obeid (1º ao 3º ano), Antonio Schimeneck (4º ao 6º ano) e Anna Lee (7º ao 9º ano). Já no segundo semestre, os autores trabalhados serão Simone Pedersen (1º ao 3º ano), Helena Gomes (4º ao 6º ano) e Bento de Luca (7º ao 8º ano). 

Confira aqui os autores convidados e a relação de obras indicadas. A programação completa do projeto Jornada em Movimento pode ser acessada no site www.upf.br/16jornada