Jornada

Jornada em Movimento: Estação de Leitura será nesta quarta-feira (19)

18/09/2018

16:14

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes e Natália Fávero

Alunos da Escola Municipal Padre José de Anchieta, do bairro Jerônimo Coelho, em Passo Fundo, apresentarão trabalhos das obras lidas dos autores que integram o projeto

Nesta quarta-feira, dia 19 de setembro, Passo Fundo recebe sua primeira Estação de Leitura do projeto Jornada em Movimento 2018. A ação ocorre na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre José de Anchieta (Rua Alfredo Amaral, nº 174, bairro Jerônimo Coelho), das 9h às 11 horas. Durante a atividade, estudantes e professores compartilharão suas produções e percepções acerca das obras literárias dos escritores César Obeid (1º ao 3º ano), Antonio Schimeneck (4º ao 6º ano) e Anna Lee (7º ao 9º ano).

Além das apresentações de poesia, teatro e dança, o evento contará com dezenas de maquetes, painéis, móbiles, exposições e espaços interativos como a “Barraca do terror”, “Amarelinha com personagens dos livros”, “Casinha literária”, “Tapete da leitura”, “Maquete interativa representando o Galpão presente na obra Por trás das cortinas, do escritor Antonio Schimeneck”.

Estações de Leitura 
As Estações de Leitura são o momento em que estudantes e professores compartilham suas produções e percepções acerca das obras literárias trabalhadas. Marau recebeu a primeira Estação no dia 30 de junho, na Escola Afonso Volpato. A próxima edição naquele município ocorre no dia 10 de novembro, na Escola Vinte e Oito de Fevereiro. Em Passo Fundo, além da Estação do dia 19 de setembro, na Escola Padre José de Anchieta, a Escola São Luiz Gonzaga recebe a atividade no dia 26 de outubro.

Sobre o projeto Jornada em Movimento
O projeto Jornada em Movimento foi criado em 2018 pelas Jornadas Literárias da Universidade de Passo Fundo (UPF). Com uma ação intitulada “Caminhos e estações: leitores e autores”, o projeto está sendo desenvolvido em Passo Fundo e nos municípios de Marau e Lagoa Vermelha, em três momentos, que incluem o curso de extensão “A leitura multiplicada: a formação do agente de leitura”, as Estações de Leitura e o Encontro com Escritores. A programação segue até o final do ano.