Jornada

Jornada em Movimento: encontros com os autores ocorrem na próxima semana

27/06/2018

13:39

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes e Divulgação

César Obeid, Antonio Schimeneck e Anna Lee participarão de encontros com crianças em Passo Fundo, Marau e Lagoa Vermelha. Atividade integra o projeto Caminhos e estações: leitores e autores

Os jovens leitores de Passo Fundo, Marau e Lagoa Vermelha terão um momento especial na próxima semana. Seguindo a programação do projeto “Caminhos e estações: leitores e autores”, organizado pelas Jornadas Literárias da Universidade de Passo Fundo (UPF), crianças e adolescentes das escolas participantes encontrarão com os autores César Obeid, Antonio Schimeneck e Anna Lee. Os encontros serão realizados nos dias 2, 3 e 4 de julho e são uma oportunidade de os estudantes debaterem as obras dos escritores trabalhadas em sala de aula com os agentes de leitura. 

A primeira cidade a receber os três escritores é Lagoa Vermelha, no dia 2. O encontro será no Campus da UPF, a partir das 14 horas. Em Marau, o encontro será no dia 3, na Casa de Cultura, a partir das 8h30min. Já Passo Fundo recebe a ação no dia 4, a partir das 9 horas, no Centro de Eventos da UPF, Campus I. 

“Caminhos e estações: leitores e autores” faz parte do projeto Jornada em Movimento, que tem o objetivo de dar continuidade às atividades realizadas pelas Jornadas Literárias, com foco na formação permanente de leitores. “Como nosso projeto é formação de permanente de leitores, em ano que não houver Jornada e Jornadinha, estaremos nas escolas e em diferentes cidades com o Jornada em Movimento, ação em que temos o apoio essencial das editoras, prefeituras e agentes de leitura. Assim,  O “Jornada em movimento”, que contempla os “Caminhos e estações: leitores e autores”, pretende ampliar as ações das Jornadas Literárias de Passo Fundo, em específico da Jornadinha, as quais envolvem a horizontalização das iniciativas de formação de leitores ao encontro da comunidade, por meio de “Estações de leitura”, incluindo trabalho prévio nas escolas e o posterior encontro de alunos leitores com os escritores”, explicou uma das coordenadoras das Jornadas Literárias, professora Fabiane Verardi Burlamaque

Em 2018, o projeto está sendo desenvolvido em Passo Fundo e nos municípios de Marau e Lagoa Vermelha, em três momentos que incluem a formação dos agentes de leitura, por meio do curso de extensão “A leitura multiplicada: a formação do agente de leitura”, as Estações de Leitura e o encontro com os escritores. 

Segundo a professora Fabiane, a escolha pelos autores foi feita de acordo com o perfil dos leitores, nesse caso, alunos do ensino fundamental 1 e 2. “Sempre que procedemos à escolha das obras e dos autores que participam de nossos projetos – seja na Jornada em movimento, seja na Jornadinha Nacional de Literatura –, consideramos o perfil do leitor a ser contemplado e a produção literária contemporânea a ele destinada, respeitando a faixa etária e os interesses inerentes a cada uma”, explicou. 

No projeto Caminhos e estações, os encontros serão semelhantes aos da Jornadinha Nacional de Literatura: os estudantes encontrarão os autores cujas obras foram lidas mediante a ação do agente de leitura e dos trabalhos apresentados nas Estações. A única diferença é que não haverá rodízio entre os autores. “Mas, assim como a Jornadinha, há um trabalho prévio de preparação das leituras dos livros cujos autores estarão presentes”, completou Fabiane. 

Estações de Leitura
Já estão confirmadas as datas e os locais das Estações em Marau e em Passo Fundo. Marau recebe a ação no dia 30 de junho, na Escola Afonso Volpato. Em Passo Fundo, a atividade ocorre no dia 19 de setembro, na Escola Padre José de Anchieta, e, no dia 26 de outubro, na Escola São Luiz Gonzaga. Seguindo um formato semelhante ao do ano passado, as Estações serão o momento em que alunos e professores compartilham suas produções e percepções acerca das obras literárias trabalhadas.

Confira aqui a relação de obras indicadas. A programação completa do projeto Jornada em Movimento pode ser acessada no site www.upf.br/16jornada

Saiba mais sobre os autores: 

Anna Lee


Anna Lee é mineira de Belo Horizonte, jornalista, escritora, roteirista e doutora em Estudos da Literatura pela PUC-Rio, com estágio doutoral em Sorbonne Nouvelle — Paris III. Escreveu vários livros, entre eles, O Beijo da Morte, ganhador do Prêmio Jabuti 2004 — categoria Reportagem e Biografia —, que em breve ganhará nova edição, revista e atualizada. Trabalhou no jornal Folha de S.Paulo e na Editora Globo, entre outros. Atualmente é roteirista na TV Globo.

Antônio Schimeneck


Antônio Schimeneck é natural de Tupanciretã, centro oeste do Rio Grande do Sul. Reside em Porto Alegre e trabalha na Ama Livros Distribuidora. É formado em Letras pela Unisinos e tem quatro livros publicados para o público infantil e juvenil. Suas obras já receberam algumas distinções como Acervo Básico da FNLIJ, Selo Altamente Recomendável, Catálogo de Bolonha e já foram adquiridos pelo Programa Biblioteca Itaú. Atualmente, é vice-presidente da Associação Gaúcha de Escritores.

César Obeid 


Escritor, educador, contador de histórias, cozinheiro e poeta. Com mais de vinte anos de experiência como palestrante e comunicador na área das artes, é conhecido pela capacidade de interação com o público e o bom humor em suas apresentações. Autor de mais de 30 livros para jovens e crianças, viaja o país toda para falar sobre literatura, leitura, poesia e culinária vegana - suas paixões.