Jornada

Inicia formação de agentes de leitura das Jornadas Literárias

07/06/2018

15:37

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Prefeitura de Marau/Divulgação

Primeiro encontro do ano foi realizado em Marau. A próxima formação ocorre em Lagoa Vermelha, no dia 12 de junho

O projeto Jornada em Movimento das Jornadas Literárias da Universidade de Passo Fundo (UPF) iniciou, neste ano, a formação dos agentes de leitura na região. O primeiro encontro foi realizado na terça-feira, 5 de junho, em Marau, na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Educação. Essa é a segunda edição do curso de extensão “A leitura multiplicada: a formação do agente de leitura”. O curso, destinado para os professores, é ministrado pelos coordenadores das Jornadas Literárias, professores Fabiane Verardi Burlamaque e Miguel Rettenmaier, e pela coordenadora do Viva! Emau, professora Carla Portal. 

No encontro, foram trabalhadas três questões: a formação de leitores na sua relação com a literatura infantil e juvenil, a leitura vinculada à tecnologia, e a leitura vinculada à comunidade. A próxima formação será realizada no município de Lagoa Vermelha, na Secretaria Municipal de Educação, no dia 12 de junho, às 18h. 

Professores interessados em ser agentes de leitura ainda podem realizar sua inscrição. A inscrição, assim como o curso, é gratuita e pode ser feita pelo site upf.br/agenda, no link Inscrições para Eventos. 

Estações de Leitura 
O segundo momento do projeto Jornada em Movimento será a realização das Estações de Leitura. Seguindo um formato semelhante ao do ano passado, as Estações serão o momento em que alunos e professores compartilham suas produções e percepções acerca das obras literárias trabalhadas. Ao todo, serão seis Estações durante o ano.

Neste primeiro semestre, alunos e professores trabalharão as obras dos escritores César Obeid (1º ao 3º ano), Antonio Schimeneck (4º ao 6º ano) e Anna Lee (7º ao 9º ano). Já no segundo semestre, os autores trabalhados serão Simone Pedersen (1º ao 3º ano), Helena Gomes (4º ao 6º ano) e Bento de Luca (7º ao 8º ano).

Já estão confirmadas as datas e os locais das Estações em Marau e em Passo Fundo. Marau recebe a ação no dia 30 de junho, das 9h às 11h, na Escola Afonso Volpato, localizada na rua Antunes, 198, bairro Santa Rita. Em Passo Fundo, a atividade ocorre no dia 20 de julho, das 9h às 11h, na Escola Padre José de Anchieta, localizada na rua Alfredo Amaral, 174, bairro Jerônimo Coelho. A Escola São Luiz Gonzaga, também de Passo Fundo, recebe a ação no dia 26 de outubro, das 9h às 11h. A escola está localizada na rua Buenos Aires, 749, bairro São Luiz Gonzaga. 

Encontro com escritores
O terceiro e último momento será o “grand finale”, quando, também em um formato semelhante com o da Jornadinha, os alunos encontrarão os autores das obras lidas. Esse encontro, chamado de Caminhos e Estações: leitores e autores, será realizado também nos três municípios em dois momentos: um no primeiro semestre, nos dias 2 (Lagoa Vermelha), 3 (Marau) e 4 de julho (Passo Fundo), e outro no segundo semestre, nos dias 28 (Passo Fundo), 29 (Lagoa Vermelha) e 30 de novembro (Marau).

Confira aqui a relação de obras indicadas.