Jornada

Agentes de leitura de Marau recebem primeiro módulo do curso de formação

20/06/2018

16:19

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Prefeitura de Marau

O primeiro módulo do curso de extensão “A leitura multiplicada: a formação do agente de leitura”, em Marau, foi realizado na segunda-feira, 18 de junho. Participaram professores e equipes diretivas de escolas da educação infantil do município. Esses agentes de leitura também participarão das Estações de Leitura no próximo dia 30 de junho, na Escola Afonso Volpato. O encontro, ministrado por uma das coordenadoras das Jornadas Literárias, professora Fabiane Verardi Burlamaque, ocorreu na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Educação.

Caderno de Atividades está disponível
Neste primeiro semestre, alunos e professores trabalharão as obras dos escritores César Obeid (1º ao 3º ano), Antonio Schimeneck (4º ao 6º ano) e Anna Lee (7º ao 9º ano). Já no segundo semestre, os autores trabalhados serão Simone Pedersen (1º ao 3º ano), Helena Gomes (4º ao 6º ano) e Bento de Luca (7º ao 8º ano). Confira no site www.upf.br/16jornada a relação de obras indicadas.

O “Caderno de Atividades” com a proposição de práticas leitoras das obras dos autores indicados para essa edição do projeto já está disponível no site das Jornadas Literárias, no link Caminhos e estações: leitores e autores.

Estações de Leitura e encontro com escritores
Além do curso, o segundo momento do projeto Jornada em Movimento será a realização das Estações de Leitura. Seguindo um formato semelhante ao do ano passado, as Estações serão o momento em que alunos e professores compartilham suas produções e percepções acerca das obras literárias trabalhadas. 

Já estão confirmadas as datas e os locais das Estações em Marau e em Passo Fundo. Marau recebe a ação no dia 30 de junho, na Escola Afonso Volpato. Em Passo Fundo, a atividade ocorre no dia 20 de julho, na Escola Padre José de Anchieta, e no dia 26 de outubro, na Escola São Luiz Gonzaga.

O terceiro momento será o encontro com os autores das obras lidas. Esse encontro, chamado de Caminhos e Estações: leitores e autores, será realizado também nos três municípios em dois momentos: um no primeiro semestre, nos dias 2 (Lagoa Vermelha), 3 (Marau) e 4 de julho (Passo Fundo), e outro no segundo semestre, nos dias 28 (Passo Fundo), 29 (Lagoa Vermelha) e 30 de novembro (Marau).