Cursos de Extensão

Curso de Formação Docente em EaD

O curso visa proporcionar aos professores discussões sobre ensino a distância, a partir da abordagem de temas conceituais, históricos e de legislação relacionados à área e, ainda, concernentes ao planejamento de disciplinas ou de cursos a distância, abordando os estudos teóricos e pedagógicos a respeito, as etapas de elaboração do aprendizado on-line e a configuração do ambiente virtual de aprendizagem Moodle.
Tem como público-alvo professores do ensino fundamental, médio e superior, além da comunidade em geral, e é desenvolvido a partir da plataforma oficial da UPF (http://ead.upf.br), com uma previsão de atividades de 5 a 10 horas semanais, totalizando as 20 horas previstas para o módulo I e as 40 horas para o módulo II. Ao final de cada etapa, o professor recebe o respectivo certificado de conclusão. A Divisão UPF Virtual recomenda a realização do módulo I antes do módulo II.


Curso de Introdução ao Ambiente Virtual Moodle

O curso é especialmente destinado a alunos de disciplinas semipresenciais da UPF e contempla temas como Educação a Distância (EaD), semipresencialidade, tecnologias de informação e comunicação (TICs), além de iniciar o acadêmico no ambiente virtual de aprendizagem Moodle.

As atividades são desenvolvidas totalmente a distância, totalizando 20 horas de curso. Aos concluintes, é fornecido um certificado que poderá ser utilizado para atividades complementares.


Curso De Acordo com o Novo Acordo

Com o objetivo de apresentar as principais mudanças que ocorreram na ortografia da Língua Portuguesa e de oportunizar à comunidade acadêmica maior conhecimento sobre as novas normas vigentes, a Universidade de Passo Fundo (UPF), juntamente com a UPF Virtual e o curso de Letras, oferece o curso de extensão "De acordo com o novo acordo", destinado para o público em geral.
Desenvolvido totalmente à distância, através do ambiente virtual de aprendizagem oficial da UPF (ead.upf.br – plataforma Moodle), o curso tem duração de 12 horas e, para os acadêmicos, contabiliza horas para atividades complementares.