Centro de Referência de Literatura e Multimeios - Mundo da Leitura

O Centro de Referência de Literatura e Multimeios (CRLM) iniciou suas atividades em 1997. É o laboratório do curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras, em nível de mestrado e doutorado, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UPF, e mostra o resultado de sua atuação pela ampliação do número de leitores e desdobramentos em diferentes projetos que atendem à comunidade. Nesse espaço, professores e alunos realizam atividades de ensino, pesquisa e extensão. Conhecido pela comunidade como Mundo da Leitura, atende não só aos acadêmicos e professores, mas a leitores da cidade e da região. Nesse ambiente, com acesso à internet, são encontrados diferentes suportes de leitura e há contação de histórias e espetáculos musicais, de teatro e dança.  O Mundo da leitura está aberto à comunidade, oferecendo também serviços de visitas agendadas e de empréstimos de livros. As visitas agendadas devem ser previamente agendadas se destinadas à recepção de professores, alunos ou grupos afins. Dispensa-se o agendamento quando se trata da comunidade em geral.

O Centro de Referência de Literatura e Multimeios possui um amplo acervo de leitura, disponível a todos os leitores, visitantes do laboratório. Foram contabilizados os seguintes itens, até o ano de 2015: 9.880 títulos de livros com 24.472 exemplares; 1.026 exemplares de histórias em quadrinhos; 268 exemplares de mangás;  495 CDs, 232 Revistas Recreio, 26 exemplares de CD-ROM; 381 DVDs; 76 fitas de vídeo; 44 audiolivros, 11 conjuntos de slides e 30 sacolas com livros. Há, ainda, pelo projeto Crianças criativas, do Ministério da Cultura, 12 vídeos, 57 livros, 38 bonecos e uma estante metálica. Pelo projeto Minibiblioteca Embrapa, há 211 livros, 48 DVDs, 11 CDs, seis informativos e uma estante metálica.  Os empréstimos domiciliares de livros, audiolivros e documentários em vídeo sobre escritores realizam-se mediante o preenchimento de um cadastro e cada usuário pode retirar três exemplares de livros, permanecendo por três dias com os volumes, se estes tiverem menos de cinquenta páginas, e, por sete dias, se o empréstimo for de obras com mais de cinquenta páginas.

Responsável: Tania Rösing
Contato: leitura@upf.br
Local: UPF – Campus I, ao lado da Biblioteca Central
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 8h às 12h; das 13h30min às 17h30min, e das 18h30min às 22h20min (no turno da noite o funcionamento é somente durante o período letivo)
Aos sábados das 8h às 12h (funcionamento é somente durante o período letivo)