Empresas residentes

O UPFParque realiza ação integradora entre a Universidade, empresas participantes e os governos federal, estadual e municipal, caracterizando, assim, a relação de tríplice hélice, no intuito de atender às demandas das empresas residentes e incubadas, bem como da pesquisa da UPF. Desse modo, proporciona uma série de vantagens, de crescimento e desenvolvimento mútuos.

As empresas residentes são empresas alocadas no UPFParque, com CNPJ próprio, na modalidade de locatárias. Um terço do valor do aluguel é destinado a um fundo de pesquisa da UPF, que custeia pesquisas realizadas na graduação e na pós-graduação. Tais empresas não recebem nenhum tipo de auxílio, benefício que é concedido somente às empresas que fazem parte da Incubadora.

As empresas residentes têm como condição para a permanência no UPFParque a realização de projetos de pesquisas com a participação de alunos da UPF e/ou a disponibilização a esses alunos de oportunidade de estágio, em suas instalações, com a concessão de bolsa de estudos. Tal ação é garantia de que se proporcionará ao aluno a oportunidade de imersão no mercado de trabalho quando ainda em curso de graduação ou pós-graduação.

AGROMAC

A Agromac é uma empresa de máquinas e equipamentos agrícolas de Passo Fundo, existente desde 2002. Atualmente, é líder nacional em dosagem de fertilizantes, atendendo a 95% dos fabricantes de plantadoras e semeadoras do mercado brasileiro. A empresa está inovando em novos projetos, em especial no ETD - Tabela Eletrônica de Dosagem, um produto com grande potencial de inserção nos mercados nacional e internacional, associado ao já existente dosador de precisão FertiSystem.

Desde 2005, a empresa participa do desenvolvimento de trabalhos científicos com diversas universidades e entidades de pesquisa do Brasil e do exterior, e frequentemente é procurada por professores e pesquisadores da UPF no intuito de participar de novas pesquisas, o que fez com que a empresa tomasse a decisão de se instalar no UPF Parque, a fim de desenvolver, em conjunto com esses pesquisadores, os melhores produtos e tecnologias para o mercado do agronegócio, além da possibilidade da utilização da estrutura das faculdades de Agronomia, Engenharia Mecânica, Medicina Veterinária e Administração, utilizando laboratórios e áreas de ensaio de campo para validar e certificar pesquisas. 

Além do projeto do ETD, que já está em andamento e conta com a parceria da INEL (empresa residente do UPF Parque), existem outros sete projetos sendo desenvolvidos, que poderão ser implementados dentro do parque tecnológico.

COMPASSO

Atua no mercado de IT Professional Services, provendo consultoria e serviços para empresas de médio e grande porte, líderes em diferentes setores da economia. É Oracle Platinum Partner e conta com um amplo time de Oracle Certified Professionals em Oracle Middleware, Tecnologias de Desenvolvimento e Integração e Oracle E-Business Suite. Atua em três diferentes linhas de serviços de tecnologia da informação: desenvolvimento e manutenção de software, implementação de aplicativos e integração de sistemas. 

INEL

A INEL Indústria está inserida em um mercado altamente tecnológico, que é o gerenciamento de máquinas agrícolas através da integração hardware/software. A experiência adquirida em anos de trabalho pelo departamento de engenharia na área agrícola faz com que a Inel Indústria tenha um diferencial nos seus produtos. É essa experiência que traz à tona as reais necessidades do mercado, a fim de antecipar os acontecimentos no campo, criando produtos com qualidade, credibilidade e conforme a demanda de seus clientes, tornando cada um deles único, dando total exclusividade aos seus projetos para cada um de seus consumidores. É com esse conceito de inovação tecnológica e personalização que a instituição está inserida no agronegócio brasileiro.

POINTER/CIELO

Atuante na fabricação de produtos e na prestação de serviços no segmento de gestão de frotas, a Pointer/Cielo atua no fornecimento de tecnologia e serviços para o segmento automotivo, seguradoras e frotistas, ofertando serviços que incluem gestão de frotas, gestão de ativos móveis, recuperação de veículos roubados, diagnóstico remoto de veículos e um conjunto de soluções para o mercado de internet das coisas.

Polo Sul

O Polo Sul tem como objetivo promover o desenvolvimento do setor de TI (tecnologia de informação), fomentar o associativismo e contribuir para a inovação tecnológica e a oferta de serviços de qualidade para os mercados nacional e internacional.

RAST SAT

A RastSat Software do Brasil, situada na cidade de Carazinho, RS, atua no ramo de prestação de serviços vinculados (equipamentos, callcenter, softwares, assistência técnica de campo) para atendimento ao segmento de logística e segurança veicular. 
As atividades executadas dentro do UPF Parque incluem o desenvolvimento de aplicações Web, nas atividades de rastreabilidade/logística veicular, mantendo os aplicativos atuais e propondo evolução. Também nessa unidade, busca ampliar a gama de softwares vinculados ao ramo, como gestão de custos e de combustíveis e gestão de entregas, entre outros.