O Parque

O Parque Científico e Tecnológico UPF Planalto Médio (UPF Parque) é fruto de uma iniciativa da Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Passo Fundo (VRPPG/UPF), numa política clara e determinada de contribuir com o desenvolvimento responsável da sua região de influência, buscando a aproximação da Instituição com a sociedade, suas necessidades e demandas.

A iniciativa visa auxiliar o Poder Público e contar com sua parceria na busca de grandes soluções para as diversas demandas nas áreas de maior necessidade e a interação com o setor empresarial na busca por maior competitividade e inovação do sistema produtivo local e regional, atuando diretamente com empresas nascentes e existentes, atraindo e aprimorando empreendimentos.

Com o apoio de parcerias, o UPF Parque promove o fluxo de talentos, o intercâmbio de ideias, a hospedagem e a incubação de negócios e, desse modo, permite o acesso a laboratórios e a equipamentos especializados, acompanha o desenvolvimento dos negócios e de seu posicionamento no mercado e oportuniza a convivência dentro de um ambiente de inovação e desenvolvimento.

Dentre os benefícios que o UPF Parque proporciona para a comunidade, estão a atuação na geração de empregos baseados em conhecimento, na melhoria da sinergia entre empresas e centros de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, o fomento de mecanismos de inclusão social e a construção de espaços atrativos para profissionais emergentes.

O Parque tem o apoio direto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Secretaria de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico e da Prefeitura Municipal de Passo Fundo. Dentre as áreas prioritárias de atuação do UPF Parque, destacam-se tecnologia de informação/software, alimentos, metal-mecânica, biotecnologia, energia, saúde e agricultura de precisão.

O Parque conta com uma Central de Equipamentos Multiusuários (Cemulti), que, em uma área de 900m², abriga equipamentos de última geração, laboratórios de diferentes áreas do conhecimento e conta com profissionais qualificados, que atendem às necessidades de pesquisa das empresas instaladas, sejam essas residentes ou incubadas, bem como as demandas relacionadas ao ensino, à pesquisa e à extensão da UPF.

O UPF Parque dispõe, ainda, de um ambiente promotor da sinergia entre inovação, ciência e tecnologia: a incubadora de base tecnológica. Especialmente planejada com o propósito de apoiar iniciativas empreendedoras e projetos inovadores, a Incubadora facilita o desenvolvimento de empresas por meio do oferecimento de infraestrutura, serviços especializados e assessoria gerencial como suporte na criação de um plano de negócios, palestras e cursos de aperfeiçoamento.

Dentre os objetivos da Incubadora UPF, está o de difundir o empreendedorismo e o conhecimento, bem como o de fomentar – por intermédio do relacionamento com a Universidade, com órgãos governamentais e com a iniciativa privada – a promoção e o fortalecimento de micro e pequenas empresas. Isso tudo permite que se reverta em atividade econômica os investimentos em pesquisa realizados pela sociedade. 

Além de ser o primeiro parque científico tecnológico em operação fora da região Metropolitana de Porto Alegre, o UPF Parque encontra em Passo Fundo uma cidade reconhecida como capital regional, devido à sua centralidade e à sua matriz econômica, e proporciona ao município uma oportunidade de aprimorar seus sistemas produtivos, agregando novos valores e novos processos.

Professor Leonardo José Gill Barcellos
Vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação