Sou UPF

Comprovação de competência

Edital nº 02/2017 - Provas de comprovação de competência

Fique atento às datas:
Período de inscrições: de 02 a 24 de agosto
Realização das provas: 02 de setembro
 

No decorrer de sua graduação, é preciso construir habilidades e competências básicas no uso das tecnologias e ferramentas de comunicação e interação com os outros sujeitos e com o mundo. Assim, as normativas institucionais, em consonância com as políticas educacionais federais, preveem as circunstâncias da comprovação de conhecimentos prévios em tais domínios, por meio de provas e/ou disciplinas ofertadas semestralmente.

Entende-se por competência a preexistência de habilidades e conhecimentos que possibilitem a realização de tarefas acadêmicas no decorrer do curso, de forma a integrar os saberes técnicos e práticos associados ao desempenho futuro da profissão.

Comprovação obrigatória e comprovação facultativa

A Resolução Consun 10/2010 , que dispõe sobre a comprovação de competência no uso de ferramentas básicas de informática e na leitura de textos em língua estrangeira, determina que:

  • a comprovação de competência no uso de ferramentas básicas de informática é obrigatória para todos os bacharelados, licenciaturas e cursos superiores de tecnologia;
  • a comprovação de competência na leitura de textos em língua estrangeira (inglês ou espanhol) é facultativa, porém, quando prevista no projeto pedagógico do curso, torna-se obrigatória;
  • os acadêmicos devem submeter-se à prova, aplicada semestralmente, em data estabelecida no calendário acadêmico.

Registra-se, ainda, que a comprovação de competência na leitura de textos em língua portuguesa encontra-se em extinção na UPF.

Nova dinâmica
A partir do segundo semestre de 2016 as provas de competência passaram a ter uma nova dinâmica. As principais mudanças foram: a aplicação das provas em um sábado de manhã, conforme já previsto e anunciado no calendário acadêmico; e a padronização do formato das provas para questões objetivas, possibilitando ao acadêmico a inscrição e realização de mais de uma prova no mesmo turno.

Conteúdos programáticos

Revisão das provas

Possíveis recursos quanto às questões objetivas deverão ser protocolados na Central de Atendimento, Campus I, das 8h às 21h dos dias 4 e 5/09/2017. O recurso deverá ser redigido em norma culta padrão e apresentar fundamentação teórica.

Em função da natureza das provas de comprovação de competência da UPF, em nenhum caso será concedida vista ou revisão das questões objetivas fora do prazo estabelecido acima,  não cabendo, portanto, qualquer espécie de recurso, com exceção à prova de Comprovação Competência na Leitura deTextos em Língua Portuguesa. Neste caso, no prazo máximo de 3 (três) dias úteis após a divulgação dos resultados, é possível protocolar pedido de revisão na Central de Atendimento à Coordenação da Área Institucional de Língua Portuguesa, que divulgará aos alunos a data e o horário em que ocorrerá a revisão.
 
Comprovação e reprovação na(s) prova(s)
Será considerado aprovado o acadêmico que obtiver nota igual ou superior a 7,0.

Prazo para comprovação
O acadêmico terá a oportunidade de realizar a(s) prova(s) até o final do terceiro semestre, a contar do ingresso no curso no qual está matriculado.
Inscrição para a(s) prova(s)
A inscrição para realizar a(s) prova(s) de comprovação de competência deve ser feita nessa página. O pagamento da prova obedece a valores definidos pela Vice-Reitoria Administrativa.

Alternativas para quem não comprovar a competência no prazo estabelecido
O aluno que não comprovar a competência no prazo estabelecido deverá, obrigatoriamente, cursar disciplina(s) equivalente(s), oferecida(s) pela respectiva área institucional, cujo programa tenha identidade com os conteúdos avaliados na prova.

Cabe ao aluno estar atento às divulgações institucionais referentes ao período de oferta da(s) disciplina(s), pois seu cumprimento consiste em requisito para a conclusão do curso.

Sabatistas
Os candidatos sabatistas que desejarem prestar a prova em data e horário que atendam aos preceitos de sua religião deverão protocolar a solicitação na Central de Atendimento ao Aluno ou na secretaria dos Campi. Para esses candidatos a prova será realizada no dia 04/09/2017, às 9h.

Para realizar a prova no dia 04/09/2017, o acadêmico sabatista deverá, durante o período de inscrições, protocolar solicitação junto à Central de Atendimento ao Aluno ou nas secretarias dos campi, comprovando a condição de sabatista da seguinte forma: informar, no ato da solicitação da prova, dados referentes ao concurso vestibular realizado na UPF na condição de sabatista; ou pelo vínculo religioso, através de atestado comprobatório.

As provas do dia 04/09/2017 serão realizadas, obrigatoriamente, no Campus I – Passo Fundo. O local específico de realização será informado após o período de inscrição dos estudantes.

Isenção da(s) prova(s)
Estará isento da comprovação de competência quem cursar, em currículo diferente do seu, com aprovação, disciplinas básicas de informática e língua estrangeira cujos programas tiverem identidade ou equivalência com os conteúdos a serem avaliados pelas provas. As disciplinas podem ser cursadas tanto no âmbito dos cursos de graduação da UPF quanto de outras instituições de ensino superior.

Dúvidas e esclarecimentos

As informações a respeito da prova de comprovação de competência podem ser obtidas pelo e-mail competencias@upf.br.
 
Área de línguas estrangeiras
Telefone: (54) 3316-8335

Área de informática
Telefone: (54) 3316-8354

Provas 2017/2

04/09/2017 - Prova de informática - tipo A

04/09/2017 - Prova de informática - tipo B

04/09/2017 - Prova de língua espanhola - tipo A

04/09/2017 - Prova de língua espanhola - tipo B*

04/09/2017 - Prova de língua inglesa - tipo A

04/09/2017 - Prova de língua inglesa - tipo B

04/09/2017 - GABARITOS

04/09/2017 - GABARITO PROVA TIPO C - SABATISTAS

*Retificação de gabarito – Prova de Espanhol (tipo B)

A Universidade de Passo Fundo (UPF) informa alteração de gabarito para uma das provas de comprovação de competência, realizada no último dia 2 de setembro.

A prova de “Comprovação de competência na leitura de textos em língua estrangeira – Língua espanhola”, do tipo B, tem como resposta para a questão 2 a alternativa D. A alteração é válida exclusivamente para os alunos que realizaram somente a prova de língua espanhola, sem combinação com outra competência.