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Atividades Complementares e Acadêmico-Científico-Culturais

Pela Resolução Consun nº 11/2010, atividades complementares (ACs) a atividades acadêmico-científico-culturais (AACCs) são todas e quaisquer atividades não previstas nas disciplinas obrigatórias e eletivas requeridas nos currículos dos cursos de graduação, mas consideradas necessárias à formação acadêmica e ao aprimoramento pessoal e profissional dos graduandos.  As ACs ou AACCs, que devem ser realizadas durante o período de integralização curricular, estão distribuídas em cinco grupos: ensino, pesquisa, extensão científico-cultural, extensão comunitária e representação estudantil.  É importante esclarecer que os estágios curriculares obrigatórios e os TCCs  não são considerados atividades complementares.  A carga horária atribuída a cada uma das atividades (grupos) obedece a critérios fixados na regulamentação das atividades complementares pelo respectivo curso de graduação.  As ACs ou AACCs, promovidas pelos cursos, pela universidade, por qualquer outra instituição, pública ou privada, ou por pessoa física, devem ser avaliadas pelos respectivos cursos.  Para isso, é necessário solicitar, inicialmente, o seu registro, em Intranet UPF/Processos Eletrônicos, e, posteriormente, sua validação, na secretaria do curso.