Ensino

UPF promove qualificação em argumentação jurídica

28/04/2017

17:38

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Fotos Jéssica França

Curso de extensão é ministrado pelo promotor Cassiano Pereira Cardoso

A Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo (FD/UPF) está realizando o curso de extensão em argumentação jurídica. O primeiro módulo do curso iniciou nesta sexta-feira, dia 28 de abril, e segue no sábado, 29, nas dependências da unidade acadêmica, Campus I. 
De acordo com a professora e coordenadora da Extensão da Faculdade de Direito, Jaqueline Morandini, o curso é importante para a qualificação dos profissionais da área. “Esse curso é de extrema importância para todos os operadores do Direito porque ele auxilia para que se tenha uma bagagem teórica, sobretudo nos aspectos da referência, reflexão e interpretação de textos jurídicos. Então, o curso de argumentação jurídica vai auxiliar o profissional para poder ampliar o seu conhecimento e facilitar também no seu dia a dia para que se possa ter um repertório maior na argumentação”, explicou. 
O curso de extensão é ministrado pelo promotor Cassiano Pereira Cardoso, que tem mestrado em Argumentação Jurídica. “Sou formado pela UPF e retorno para compartilhar o que eu aprendi, também já atuei como professor da Instituição e aqui me sinto em casa. Podemos ver a argumentação de duas maneiras, como uma prática que a gente exercita no dia a dia e que consiste em oferecer razões para apresentar alguma posição, ou como uma área profissional, já que o Direito é a prática da argumentação. Esse estudo faz parte da filosofia do Direito, que pesquisa a argumentação jurídica”, destacou.
De acordo com Cardoso, a oralidade é somente um dos aspectos da argumentação, possibilitando que pessoas mais introvertidas possam construir argumentações efetivas de outras maneiras. Para os profissionais do Direito, a formação contribui para o trabalho diário. 
A formação tem duração de 30h/aula e o segundo módulo do curso acontece nos dias 5 e 6 de maio.