Geral

Projur Mulher Soledade participa de Seminário sobre abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes

21/05/2018

15:56

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O projeto de extensão Projur Mulher e Diversidade da Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo (FD/UPF), Campus Soledade, participou da programação do 1º Seminário Municipal sobre Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes com o tema “Diálogos sobre o papel da rede de proteção”. Integrantes do Projur apresentaram os aspectos legais sobre abuso e exploração sexual, os meios para denúncia e a importância das salas de depoimento especial. A atividade foi realizada no dia 18 de maio, no auditório do Campus Soledade.

O dia 18 de maio foi o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. De acordo com os organizadores do evento, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, o Seminário foi pensado e organizado visando a discussão, o conhecimento, a troca de informações e o diálogo entre todos os membros e profissionais que fazem parte da rede de proteção, a fim de qualificar e aperfeiçoar as capacidades técnicas no atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência.

Sobre a data
A data foi escolhida como dia de mobilização contra a violência sexual porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. A proposta do “18 de Maio” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.