Pesquisa e Inovação

Estrutura multicampi recebe o Circuito Startup Day UPF Parque

23/05/2018

14:33

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O Circuito Startup Day UPF Parque está sendo realizado na estutura multicampi da Universidade de Passo Fundo (UPF). O evento, promovido pelas Vice-Reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (VRPPG) e de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC), pelo UPF Parque, pelas Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac) e Faculdade de Engenharia e Arquitetura (Fear) e pelo Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg), se constitui como um projeto multidisciplinar, envolvendo alunos e profissionais das mais variadas áreas do conhecimento, com foco no desenvolvimento do empreendedorismo e da inovação, no qual são gerados insights de novos negócios, conforme o desafio que é proposto.

Na segunda-feira, 21 de maio, o Campus Carazinho da UPF recebeu o primeiro dia do Startup Day. Participaram acadêmicos de Adminstração, Ciências Contábeis e Engenharia de Produção, totalizando cerca de 100 participantes. Segundo o coordenador da atividade, professor Anderson Neckel, o Circuito possui uma projeção semelhante ao Startup Day no Campus I, mas com um tempo reduzido. “Ele foi organizado de uma forma em que houvesse uma mesma visão de produção de novos empreendimentos dentro do desafio proposto, que era a 4ª Revolução Industrial. Para isso, na UPF Carazinho, foram trabalhadas algumas dinâmicas, tais como a identificação do problema a partir do desafio proposto, no qual os participantes criaram insights e buscaram soluções que se enquadrassem dentro da Revolução Industrial. Além disso, eles trabalharam com o brainstorming, que é o levantamento de ideias, e o mapa de empatia, o qual significa um dia na vida do cliente”, contou o docente.

Em uma segunda fase, trabalhou-se a questão da projeção econômico-financeira para novos empreendimentos. “Destacou-se a importância do planejamento para se pensar numa startup, numa empresa que está em fase inicial. Ainda, trabalhou-se o marketing 4.0, tema atual que envolve assuntos de tecnologia, inovação e contato com o consumidor, passando por uma projeção mais ampla com relação aos conceitos de mercado. Por fim, abordou-se o storyboard, que é uma metodologia utilizada para a identificação de processos, envolvendo desde a produção até a conexão com o consumidor”, comentou Neckel.

As equipes apresentaram seus modelos de negócios para uma banca avaliadora, composta por professores da Instituição, tanto do Campus I quanto do Campus Carazinho, que escolheram o grupo que mais se destacou. Oito equipes participaram do evento no município.

Programação nos campi

Na terça-feira (22), o Circuito Startup Day UPF Parque aconteceu no Campus Soledade. Nesta quarta-feira (23), o Campus Lagoa Vermelha recebe as atividades. Já na quinta-feira (24), é a vez do evento ocorrer no Campus Casca, e, na sexta-feira (25), no Campus Sarandi da Universidade. As ações iniciam às 19h30min e seguem até às 22h30min