Ensino

Após 24h de maratona, Startup Day divulga vencedores

09/04/2018

17:34

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Jéssica França/ Amanda Veseloski

Mais de 300 pessoas participaram do evento, que promove a inovação e o empreendedorismo

Uma maratona que promove o conhecimento e o empreendedorismo. No sábado, dia 7 de abril, no Centro de Eventos, após 24 horas de maratona, ocorreu a divulgação dos vencedores do Startup Day 2018.  O evento é promovido pela Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio das Vice-Reitorias de Pesquisa e Pós Graduação (VRPPG) e de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC), do Parque Científico e Tecnológico UPF Planalto Médio (UPF Parque), além da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac), da Faculdade de Engenharia e Arquitetura (Fear) e do Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg). 

Ao todo, mais de 300 pessoas participaram do evento, entre organizações e integrantes das 13 equipes concorrentes. Participaram da cerimônia de divulgação dos vencedores o vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Leonardo José Gil Barcellos; a vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Bernadete Maria Dalmolin; os coordenadores do evento, professores Anderson Neckel, Juliana Kurek e Roberto Rabello; e o coordenador do UPF Parque, Charles Leonardo Israel. 

O desafio foi divido em 10 fases, nas quais as equipes tinham que concluir as etapas propostas para o desenvolvimento de um novo modelo de negócio. “O Startup Day é o que a gente mais pensa de universidade, é um evento que a gente não sabe se é graduação, pós-graduação, pesquisa ou extensão, porque na realidade é um evento que une tudo. Muito legal ver essas ideias todas nascendo, quem sabe novas empresas sendo criadas aqui e essa realidade onde o aluno sai formado, mas também pode sair empresário. Um evento como esse, nos alegra muito e mostra a força da UPF nesse momento em que completa 50 anos”, destacou o vice-reitor de Pesquisa e Pós Graduação.

Ao final da competição, a equipe com a melhor pontuação foi a Gepid, seguida pela equipe Wind e pela equipe WeDo, que ficou em terceiro lugar. “O StartUp Day é uma possibilidade ímpar de os alunos criarem alternativas viáveis e empreendedoras, exercitando os conhecimentos adquiridos, trocando com outros colegas, professores e empresários. É uma experiência que revela o quão capazes são nossos estudantes, quando submetidos a situações desafiadoras. Numa imersão de 24 horas, apoiados por professores e funcionários, eles empreenderam produtos muito interessantes para a temática proposta que envolve a quarta revolução industrial”, disse a vice-reitora Extensão e Assuntos Comunitários.

Conforme um dos coordenadores do evento, ele superou as expectativas devido a participação e engajamento de todos. 
“Saímos todos vencedores, porque não é fácil cumprir, durante 24 horas, 10 atividades ao mesmo tempo, num processo de interação, se envolvendo com profissionais de diferentes áreas do conhecimento”, destacou o coordenador Neckel. 

A equipe vencedora desenvolveu um aplicativo com uma pulseira Smartband Kids, que ajuda no monitoramento do sedentarismo do público infantil, fazendo a contagem dos batimentos durante a realização dos exercícios físicos que são acompanhados por um profissional. “O UPF Parque tem a preocupação de acompanhar aquilo que acontece na academia e de que os alunos possam enxergar a Universidade como um local natural de formação, estágio ou perspectiva futura de um empreendimento, por isso a importância do Startup Day. Outra coisa bacana é que ele é multidisciplinar, então, temos alunos de praticamente todas as unidades da UPF, com isso, percebemos que o Parque Científico e Tecnológico está conseguindo cumprir seu papel com a multidisciplinaridade”, disse Israel. 

Em uma próxima etapa, uma comissão do UPF Parque realizará avaliações de todos os projetos sobre a viabilidade mercadológica e implementação na área de formação do Parque. Com isso, de acordo com Neckel, alguns projetos poderão ser pré-incubados no espaço. 

Startup Day
O evento, de caráter multidisciplinar, envolve alunos e profissionais das mais variadas áreas do conhecimento e o propósito central é incentivar o desenvolvimento da visão empreendedora dos participantes e potencializar possíveis novos empreendimentos que possam ser pré-incubados na Incubadora UPFParque (IUP).  “O objetivo é desenvolver as capacidades empreendedoras, em uma dinâmica com metodologias ativas em que o foco é trabalhar inovação em todos os sentidos. Fazer com que todas as áreas do conhecimento se juntem para que se possa buscar soluções para diversos problemas”, esclareceu Neckel. 

Propondo atividades em formato de jogo, o desafio foi dividido em 10 fases, cada uma delas ministrada por dois professores da UPF, de outras instituições e por empresários que apoiaram o evento. As equipes contaram ainda com o apoio de alunos e voluntários para o trabalho de assessoria de imprensa, assessoria executiva, assessoria pedagógica e assessoria ambiental. 

O evento contou com a participação de alunos e professores da UPF; acadêmicos de outras instituições de ensino, como IFSUL, Imed, Ideau, UCS, Ulbra e Anhanguera; e empresários. 

Galeria de Vídeos