Alunos de Administração da UPF Soledade realizam visita em empresas de Carazinho
23/05/2016
11:48
Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação/UPF
Um grupo de acadêmicos do curso de Administração da Universidade de Passo Fundo (UPF), Campus Soledade, participou, no dia 10 de maio, de visitas técnicas a empresas de Carazinho
Um grupo de acadêmicos do curso de Administração da Universidade de Passo Fundo (UPF), Campus Soledade, participou, no dia 10 de maio, de visitas técnicas a empresas de Carazinho. As visitas integraram as atividades práticas da disciplina de Tópicos Especiais em Administração.
A primeira a ser visitada foi a Unidade Industrial da Nestlé. No local, a turma foi recebida por profissionais de Recursos Humanos, que apresentaram a empresa, além de alguns dados e informações do setor. Também foi apresentado o setor de Engenharia de Segurança do Trabalho, seguido pela fala do diretor da unidade, Anselmo de Souza, o qual explanou sobre o mercado e as estratégias da multinacional. Na sequência, foi feita uma visita guiada pelo gestor responsável pela parte técnica da Nestlé, e, ao final, uma degustação de produtos daquela e de outras unidades, tais como KitKat, Talento e Nescau.
Para a aluna Alana Turella, o que mais marcou na visita a Nestlé foi a organização do processo produtivo. “Desde o recebimento da matéria-prima até o produto ser embalado para o despacho pode-se perceber princípios da administração científica (taylorismo) e um comportamento inovador da empresa quanto à utilização de máquinas e equipamentos, como vimos na produção do leite condensado em que a Nestlé está testando um novo equipamento de embalagens. Uma experiência e tanto para conectarmos a teoria de sala de aula com a prática das empresas”, comentou.
O segundo lugar a ser visitado pelos acadêmicos foi a Otti Das Haus Cerveja Artesanal - Carazinho, casa especializada em degustação de cervejas especiais. Na ocasião, os proprietários apresentaram a casa, as cervejas e as comidas, e interagiram com os alunos. Uma amostra de gestão de serviços, que, para o professor João Paulo Gardelin, fez lembrar de um dos componentes dos serviços, a Promoção e Educação: “As organizações devem ensinar os benefícios dos produtos e serviços, onde e quando obtê-los, e como participar dos processos de serviços”, relatou.
O aluno Fransisco Turella ficou surpreso com os serviços da casa de cervejas especiais. Ele destacou a prestatividade dos atendentes, o ambiente familiar e as explicações do mestre cervejeiro em torno do produto principal: as cervejas produzidas. “Foi uma experiência inédita que nos permitiu conhecer sobre o produto e o mercado de cervejas artesanais, despertando nosso interesse em provar novos aromas e sabores”, disse.
Galeria de Imagens
Notícias relacionadas