Vestibular

A redação no vestibular da UPF: que texto produzir?

07/10/2016

21:33

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

Com o intuito de discutir e tornar mais conhecido o processo de avaliação das redações do Vestibular UPF, a Vice-Reitoria de Graduação da Universidade de Passo Fundo (VRGRAD), por meio do Setor de Vestibular, promoveu na sexta-feira, 7 de outubro, o curso “A redação no vestibular da UPF: que texto produzir?”, sob a coordenação da professora Dra. Luciane Sturm. Participaram da iniciativa dezenas de professores de redação de Passo Fundo, de municípios vizinhos e de outras regiões do estado. O curso foi realizado no prédio do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), Campus I da UPF.


Curso foi promovido para professores conhecerem melhor o processo das avaliações das redações do Vestibular UPF


A condução das atividades teóricas e práticas do curso estiveram sob a responsabilidade das professoras do curso de Letras Dra. Claudia Toldo – coordenadora da equipe de avaliações das redações; Dra. Patrícia Valério e Dra. Marlete Diedrich – integrantes da equipe.

De acordo com a Vice-Reitora de Graduação, Dra. Rosani Sgari, “o curso buscou atender a uma demanda dos professores de redação da região: conhecer e entender melhor o processo das avaliações das redações do Vestibular UPF.” A Vice-Reitora ressalta, ainda, que a UPF conta com uma equipe qualificada de avaliadores, com um modelo de correção contemporâneo, ágil e informatizado que já serviu de modelo a outras Instituições de Ensino Superior (IES) do Rio Grande do Sul.

Durante o curso, os participantes tiveram a oportunidade de desenvolver atividades práticas, discutindo as teorias mais atuais em relação à escrita e à avaliação de textos, bem como de conhecer a matriz de avaliação que a UPF utiliza. Além disso, foram proporcionados momentos para o esclarecimento dessas dúvidas, nos quais os professores presentes puderam dirimir incertezas e elucidar questões relacionadas à produção de “bons textos” na escola, visando à preparação adequada dos estudantes, não apenas para o vestibular, mas também para a vida acadêmica.

Participaram do curso cerca de setenta professores de redação, entre eles estudantes da graduação e da pós-graduação em Letras, e profissionais oriundos de Passo Fundo e de cidades mais distantes, como Santa Maria e Porto Alegre, além dos municípios de abrangência da UPF, como Erechim, Guaporé, Espumoso, Soledade, Carazinho, Vila Maria, alto Alegre, entre outros.